A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE INCLUSÃO E MERCANTILIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18730

Palavras-chave:

Acesso, Inclusão, Políticas, Educação superior

Resumo

As políticas de ensino superior, face às transformações sociais e econômicas, expressam os conflitos inerentes à sociedade capitalista, apesar de apresentarem discursos que defendem o acesso para todos. Portanto, o artigo tem como objetivo problematizar as condições sócio-históricas que afetam a construção do ensino superior inclusivo. Desenvolvidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, os dados são analisados sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético e revelam o movimento de ampliação do ingresso em instituições públicas e privadas. Como resultado, conclui-se que as políticas de inclusão no ensino superior seguem a lógica do sistema em que são geradas e determinam dualidades neste nível de ensino. Porém, no ensino público, as políticas interferem no perfil socioeconômico dos estudantes, aumentando o ingresso de grupos oprimidos, enquanto no ensino superior privado comercial esse movimento se expressa por meio de estudantes brancos, financiados pelo FIES, do sexo feminino e matriculados em turmas noturnas.

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Biografia do Autor

Anderson Boanafina, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Doutor em Educação. Coordenador pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz e docente-pesquisador do PPG em Educação Profissional em Saúde/ EPSJV - Fiocruz.

Carina Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil.

Carina Elisabeth Maciel é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação em cursos de graduação da mesma instituição. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. Licenciada em Pedagogia pela UFMS em 1991. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br no Eixo 5 - Acesso e Permanência. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Foi coordenadora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) seção Mato Grosso do Sul (2015-2017 e 2017-2019). Atuou como vice-presidente nacional da ANPAE representando a Região Centro-Oeste (2019-2023). Foi Coordenadora do GT 11 - Politicas de Educação Superior da Anped Regional- Centro -Oeste (de 2018 a 2022). Atua como vice-coordenadora do GT 11 - Política da Educação Superior na ANPED Nacional (2021 - atual).

Tatiane Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Especialização em Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de história e cultura brasileiras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Doutorado em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEdu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: permanência, educação superior e acesso.

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

BOANAFINA, A.; MACIEL, C. E.; LIMA, T. da S. A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE INCLUSÃO E MERCANTILIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024087, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18730. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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