Ética em pesquisa: implicações para a educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p516Palavras-chave:
Ética, Pesquisa em educação, Educação superior, Controle, Produção acadêmica,Resumo
A ética, como movimento histórico, é resultado de combinações, negociações, disputas de projetos, enfim, de integração entre partes com divergências e diversidades. Nos últimos anos, o tema tem sido recorrente na educação superior, quando se trata da pesquisa e de sua submissão ao parecer de comissões de ética instaladas em todos os territórios do Brasil. Problematiza-se, neste artigo, a concepção de ética, abordada em uma perspectiva sociológica, relatando o movimento sobre os Comitês, na década de 2010, e suas influências nas orientações sobre a pesquisa, a elaboração e a divulgação de conhecimentos. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica, explorando produções em livros, artigos em periódicos e noticiários divulgados pelas mídias impressas e digitais, bem como, alguns debates realizados em instituições acadêmicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.