O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil

Autores

  • Tamiris Aparecida Fachinetti UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Beatriz A. Barboza do Nascimento UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Claudia Regina Mosca Giroto UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)/UNESP/Campus de Marília/SP e do PPGEE/FCLAr/Campus de Araraquara/SP - Marília – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação inclusiva, Formação de professores, Trabalho docente, Público-alvo da educação especial.

Resumo

A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Tamiris Aparecida Fachinetti, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Mestranda em Educação Escolar.

Beatriz A. Barboza do Nascimento, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Mestranda em Educação Escolar.

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Publicado

27/09/2016

Como Citar

FACHINETTI, T. A.; NASCIMENTO, B. A. B. do; GIROTO, C. R. M. O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 861–880, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931. Acesso em: 16 jun. 2021.

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