A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Flavia Maria Uehara UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Trabalho docente, Ensino fundamental I.

Resumo

Este estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que a matrícula do aluno com deficiência na classe comum não significa que ele esteja incluído nesta turma, que a concepção dos professores sobre essa inclusão é na maioria das vezes negativa, os professores não se percebem como agentes das mudanças necessárias, reivindicam formação, apoio estrutural, pedagógico e humano. Concluímos que a inclusão escolar faz parte de um movimento que pressupõe mudança de modelo, de estrutura e de política, e se constrói a partir de dentro, com análise crítica do que está posto e reflexão propositiva de para onde vamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Maria Uehara, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Aluna especial.

Downloads

Publicado

27/09/2016

Como Citar

CARNEIRO, R. U. C.; UEHARA, F. M. A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 911–934, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p911-934. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8934. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.