A relação escola-família e a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.9778

Palavras-chave:

Escola, Família, Educação infantil.

Resumo

A temática em questão justifica-se em razão da importância da relação professor-escola-família na educação da criança pequena e das constantes mudanças históricas, sociais, econômicas e culturais vivenciadas pelas duas instituições (escola e família) na atualidade. Desse modo, busca-se, num primeiro momento, dialogar com diferentes autores sobre a relevância da relação escola-família na educação infantil. Num segundo momento, com o intuito de colaborar com os gestores e professores dessa etapa da educação básica, o texto apresenta algumas possibilidades para o trabalho com as crianças sobre o tema família, e com as famílias no cotidiano das instituições de educação infantil. Espera-se com esse artigo dar visibilidade às diferentes formas para o trabalho com as famílias, e destacar a necessidade da escola manter seus conhecimentos atualizados sobre as crianças e suas famílias.

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Biografia do Autor

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), mestrado em Programa de Mestrado Em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e doutorado em Programa de doutorado em educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Legislação da Educação Infantil; Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Relação escola-família na educação infantil.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

MORENO, G. L. A relação escola-família e a organização do trabalho pedagógico na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1187–1203, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.9778. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9778. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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