Práticas curriculares coletivas de professores do 1º Ciclo da Educação Básica de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12714

Palavras-chave:

Práticas curriculares, Práticas coletivas, Teoria do discurso.

Resumo

O artigo inscreve-se no debate sobre a produção das práticas curriculares de professores nos cotidianos das escolas, especificamente de professores dos anos iniciais de escolarização, e tem como objetivo analisar quais e como são realizadas práticas articulatórias na produção de práticas curriculares coletivas de professores do 1º Ciclo da Educação Básica de Portugal. Para isso, mobiliza conceitos de currículo como construção social e histórica, reconhecendo os professores enquanto agentes educativos que o configuram e o praticam nos cotidianos escolares. Os dados foram recolhidos por entrevistas a professoras de escolas de uma cidade do norte de Portugal, bem como por pesquisa documental das políticas por elas sinalizadas, e analisados a partir do olhar da Teoria do Discurso. Essa análise permitiu identificar que as professoras conseguiram produzir, ao longo dos anos e a partir do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, práticas curriculares que forjaram aproximações a solidariedades profissionais.

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Biografia do Autor

Maria Julia Carvalho de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru – PE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru – PE

Professora do curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE-CAA, pertencente ao Núcleo de Formação Docente. Doutorado em Educação (UFPE).

Carlinda Leite, Universidade do Porto (UP), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), Porto

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação (FPCEUP). Professora Catedrática e Professora Emérita (UP). Doutorado em Ciências da Educação (UP).

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Publicado

08/05/2020

Como Citar

CARVALHO DE MELO, M. J.; ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA, L.; LEITE, C. Práticas curriculares coletivas de professores do 1º Ciclo da Educação Básica de Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2006–2022, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12714. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12714. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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