Sobre as mudanças no ensino médio: algumas (in)certezas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12943

Palavras-chave:

Ensino médio, Políticas públicas, Organização curricular.

Resumo

A descontinuidade das políticas públicas no EM é um fato e pode ser observado nas últimas duas ou três décadas, nos diferentes projetos lançados para esta etapa. Recentemente uma onda reformista vem propondo modificações no EM. Contudo, sabendo que as regras formais podem até direcionar as ações e orientar algumas propostas práticas, nos pautamos em Ball (1994) para afirmar que é a partir das regras informais que a política se adapta à realidade vivenciada. Partindo dessa premissa, consideramos que muitas são as incertezas a partir desta nova proposta para o EM, sobretudo a partir da estruturação curricular e da organização do ensino.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC

Doutorado em Educação, vinculado ao grupo de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Pós-graduação pela UFSC. Dedico-me a pesquisas sobre questões curriculares: as teorias, as políticas públicas e os contextos práticos, com especial atenção aos movimentos que se constituem a partir da efetivação da formação humana integral.

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil.

Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão cadastrado no CNPQ. Diretora da Escola de Educação (Centro de Educação) da UNIVALI . Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. i. Ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

CORRÊA, S. de S.; GESSER, V. Sobre as mudanças no ensino médio: algumas (in)certezas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 680–695, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12943. Acesso em: 29 mar. 2024.

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