O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14028Palavras-chave:
Currículo, Construção democrática, Educação, TerritórioResumo
por uma rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré/PR, Brasil. A pesquisa de natureza qualitativa traz reflexões que se pautam em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. São descritas as etapas implementadas do programa “Caravana da Educação”, envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. Desafios constantes são enfrentados pela rede pública municipal de ensino e exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. O currículo construído democraticamente, a exemplo de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.
Downloads
Referências
ARRUDA, F.; GOULART, B. Prêmio territórios educativos: iluminando experiências na educação que ativam territórios por meio da cultura. In: AMARAL, L.; ROCHA, C. (Org). Patrimônios Possíveis: Arte, Rede e Narrativas da Memória em Contexto Iberoamericano. Goiânia: Gráfica UFG, 2017. p. 32-40. Disponível em: https://patrimonios-possiveis.medialab.ufg.br/03_felipe_arruda.html. Acesso em: 30 nov. 2019.
ALVES, A. V. V.; ALVES, A. G. R.; VIEGAS, E. R. S. A gestão educacional nos planos de educação: do nacional ao municipal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 1, p. 719-734, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13345
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988
BOGATSCHOV, D. N.; FERREIRA, G. M.; GODOY, G. A. V.; VOLSI, M. E. F.; MOREIRA, J. A. S. A escola como núcleo da gestão democrática: práticas coletivas na organização da escola a partir das instâncias colegiadas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 9., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, PB: UFPB, 2012. p. 2797-2813. Disponível em: https://www.academia.edu/9355826/IX_SEMIN%C3%81RIO_NACIONAL_DE_ESTUDOS_E_PESQUISAS_HIST%C3%93RIA_SOCIEDADE_E_EDUCA%C3%87%C3%83O_NO_BRASIL_Universidade_Federal_da_Para%C3%ADba_Jo%C3%A3o_Pessoa_31_07_a_03_08_2012_Anais_Eletr%C3%B4nicos_ISBN_978_85_7745_551_5_A. Acesso em: 30 nov. 2019.
DALLA CORTE, M. G.; MACHADO, C. M. F. Fortalecimento dos conselhos escolares no cenário da gestão democrática da rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 522-538, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12093
FRIGOTTO, G.; NEVES, B. M.; BATISTA, E. G.; SANTOS, J. R. O “estado da arte” das pesquisas sobre os IFs no Brasil: a produção discente da pós-graduação – de 2008 a 2014. In: FRIGOTTO, G. (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2019.
KORNIN, T.; CARMO, J. C. B. O arranjo institucional de gestão na Região Metropolitana de Curitiba. In: COSTA, M. A.; TSUKUMO, I. T. L. (Org). 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil. Brasília: Ipea, 2013. p. 87-108.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2019.
LÜCK, H. A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Gestão em Rede, Curitiba, n. 3, p. 13-18, 1997. Disponível em: http://cedhap.com.br/wp-content/uploads/2013/09/ge_GestaoEscolar_02.pdf?inframe=yes&iframe=true. Acesso em: 30 nov. 2019.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view. Acesso em: 30 nov. 2019.
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade [online], Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440
OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações. Módulo da Sala PGE. Programa escola de Gestores da Educação Básica. Goiás: UFG, 2008. Disponível em: http://moodle3.mec.gov.br/ufscar/file.php/1/gestores/politica/ pdf/texto2_2.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ – P. M. A. T. Relatório de Memória Programa Caravana da Educação. PMAT: Almirante Tamandaré, 2019.
SANTOS, T. T. B.; SOUZA, R. E.; CARVALHO, H. A. O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré, Paraná. In: COLÓQUIOS DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, 1., 2020, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba, SP: UFSCAR, 2020. p. 472-483. Disponível em: https://laplageemrevista. ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/879. Acesso em: 10 jun. 2020.
VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.