O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14028

Palavras-chave:

Currículo, Construção democrática, Educação, Território

Resumo

por uma rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré/PR, Brasil. A pesquisa de natureza qualitativa traz reflexões que se pautam em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. São descritas as etapas implementadas do programa “Caravana da Educação”, envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. Desafios constantes são enfrentados pela rede pública municipal de ensino e exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. O currículo construído democraticamente, a exemplo de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Tomal Brondani dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública.

Raquel Eugenio de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública.

Hilda Alberton de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Diretora de Avaliação e Ouvidora Geral e Docente no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública. Doutorado em Tecnologia (UTFPR).

Referências

ARRUDA, F.; GOULART, B. Prêmio territórios educativos: iluminando experiências na educação que ativam territórios por meio da cultura. In: AMARAL, L.; ROCHA, C. (Org). Patrimônios Possíveis: Arte, Rede e Narrativas da Memória em Contexto Iberoamericano. Goiânia: Gráfica UFG, 2017. p. 32-40. Disponível em: https://patrimonios-possiveis.medialab.ufg.br/03_felipe_arruda.html. Acesso em: 30 nov. 2019.

ALVES, A. V. V.; ALVES, A. G. R.; VIEGAS, E. R. S. A gestão educacional nos planos de educação: do nacional ao municipal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 1, p. 719-734, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13345

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

BOGATSCHOV, D. N.; FERREIRA, G. M.; GODOY, G. A. V.; VOLSI, M. E. F.; MOREIRA, J. A. S. A escola como núcleo da gestão democrática: práticas coletivas na organização da escola a partir das instâncias colegiadas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 9., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, PB: UFPB, 2012. p. 2797-2813. Disponível em: https://www.academia.edu/9355826/IX_SEMIN%C3%81RIO_NACIONAL_DE_ESTUDOS_E_PESQUISAS_HIST%C3%93RIA_SOCIEDADE_E_EDUCA%C3%87%C3%83O_NO_BRASIL_Universidade_Federal_da_Para%C3%ADba_Jo%C3%A3o_Pessoa_31_07_a_03_08_2012_Anais_Eletr%C3%B4nicos_ISBN_978_85_7745_551_5_A. Acesso em: 30 nov. 2019.

DALLA CORTE, M. G.; MACHADO, C. M. F. Fortalecimento dos conselhos escolares no cenário da gestão democrática da rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 522-538, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12093

FRIGOTTO, G.; NEVES, B. M.; BATISTA, E. G.; SANTOS, J. R. O “estado da arte” das pesquisas sobre os IFs no Brasil: a produção discente da pós-graduação – de 2008 a 2014. In: FRIGOTTO, G. (Org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2019.

KORNIN, T.; CARMO, J. C. B. O arranjo institucional de gestão na Região Metropolitana de Curitiba. In: COSTA, M. A.; TSUKUMO, I. T. L. (Org). 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil. Brasília: Ipea, 2013. p. 87-108.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2019.

LÜCK, H. A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Gestão em Rede, Curitiba, n. 3, p. 13-18, 1997. Disponível em: http://cedhap.com.br/wp-content/uploads/2013/09/ge_GestaoEscolar_02.pdf?inframe=yes&iframe=true. Acesso em: 30 nov. 2019.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view. Acesso em: 30 nov. 2019.

OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade [online], Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440

OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações. Módulo da Sala PGE. Programa escola de Gestores da Educação Básica. Goiás: UFG, 2008. Disponível em: http://moodle3.mec.gov.br/ufscar/file.php/1/gestores/politica/ pdf/texto2_2.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ – P. M. A. T. Relatório de Memória Programa Caravana da Educação. PMAT: Almirante Tamandaré, 2019.

SANTOS, T. T. B.; SOUZA, R. E.; CARVALHO, H. A. O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré, Paraná. In: COLÓQUIOS DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, 1., 2020, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba, SP: UFSCAR, 2020. p. 472-483. Disponível em: https://laplageemrevista. ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/879. Acesso em: 10 jun. 2020.

VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

SANTOS, T. T. B. dos; SOUZA, R. E. de; CARVALHO, H. A. de. O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 123–137, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14028. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14028. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.