O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14028

Palavras-chave:

Currículo, Construção democrática, Educação, Território

Resumo

por uma rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré/PR, Brasil. A pesquisa de natureza qualitativa traz reflexões que se pautam em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. São descritas as etapas implementadas do programa “Caravana da Educação”, envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. Desafios constantes são enfrentados pela rede pública municipal de ensino e exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. O currículo construído democraticamente, a exemplo de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.

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Biografia do Autor

Tatiana Tomal Brondani dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública.

Raquel Eugenio de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública.

Hilda Alberton de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR

Diretora de Avaliação e Ouvidora Geral e Docente no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública. Doutorado em Tecnologia (UTFPR).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

SANTOS, T. T. B. dos; SOUZA, R. E. de; CARVALHO, H. A. de. O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 123–137, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14028. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14028. Acesso em: 20 dez. 2024.

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