Educação: fio condutor da superação das diferenças sociais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14795

Palavras-chave:

Intolerância, Sociedade, Inclusão

Resumo

Atitude de intolerância é algo que está se agravando a cada dia em nosso meio social incluindo os espaços escolares. À medida que a sociedade se desenvolve novos grupos surgem com sua forma de pensar, agir e se relacionar e para isso a educação dever acompanhar tais mudanças. Assim, discutiremos a percepção sobre o preconceito no Brasil, desconstruindo estereótipos relacionados às raças e etnias vivenciadas no Brasil do século XXI. Ao longo do discurso apresentaremos algumas características da sociedade brasileira que transpõem o tema intolerância e a inclusão de todos na sociedade. As leis e documentos formais que oferecem subsídios da construção de uma sociedade mais inclusiva perpassaram pelo viés discursivo do texto. A luta por uma sociedade inclusiva que cresce desde o seio das escolas é um dos pontos fundamentais que defendemos e apresentamos no decorrer do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureliana da Silva Tavares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Membro do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente – NEPESF.

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Professora Titular no Departamento de Habilitações Pedagógicas, do Centro de Educação da UFPB, e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Coordenadora do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente – NEPESF.

Referências

APPLE, M. W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo; ver. técnica de José Eutáquio Romão. São Paulo: Cortez, 2003.

BANDEIRA, L.; BATISTA, A. S. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 119-141. 2002. ISSN 1806-9584. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100007

BAUMAN, Z. Em busca da política. Trad. Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 13563, 16 jul. 1990.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Projeto de lei Estatuto da Família n. 6.583-A, de 2013 do Sr. Anderson Ferreira. 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=47FC186CDB5C27E515DF6EEB0712A562.proposicoesWeb2?codteor=1398893&filename=Avulso+-PL+6583/2013. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância: organização, apresentação e notas Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2016.

Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – FIPE. Disponível em: http://www.fipe.org.br/. Acesso em: 10 ago. 2020.

RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, inclusão e diversidade. João Pessoa: Editora Universidade da UFPB, 2009.

RODRIGUES, I. E. Educação inclusiva: um desafio para o século XXI. Série Estudos Reunidos. Jundiaí, Paco Editorial. 2016. v. 16.

RODRIGUES, J. M. C. (Org.). Formação docente: contribuição do ideário de Paulo Freire. João Pessoa: Sal e Terra, 2006.

RODRIGUES, J. M. C.; GEGLIO, P. C. (Org.). Contribuições das ideias de educadores brasileiros para a formação docente. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016.

RODRIGUES, J. M. C.; SIMÔES, M. L. (Org.). Um passado sempre presente no fazer pedagógico. João Pessoa: Fox Editora, 2015.

SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

TAVARES, A.; BARREIRO, A. M. O papel do educador na sociedade pós-moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 2, p. 1227-1238, nov. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162

Publicado

02/01/2021

Como Citar

TAVARES, A. da S.; RODRIGUES, J. M. C. Educação: fio condutor da superação das diferenças sociais no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 298–310, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14795. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.