Educação: fio condutor da superação das diferenças sociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14795Palavras-chave:
Intolerância, Sociedade, InclusãoResumo
Atitude de intolerância é algo que está se agravando a cada dia em nosso meio social incluindo os espaços escolares. À medida que a sociedade se desenvolve novos grupos surgem com sua forma de pensar, agir e se relacionar e para isso a educação dever acompanhar tais mudanças. Assim, discutiremos a percepção sobre o preconceito no Brasil, desconstruindo estereótipos relacionados às raças e etnias vivenciadas no Brasil do século XXI. Ao longo do discurso apresentaremos algumas características da sociedade brasileira que transpõem o tema intolerância e a inclusão de todos na sociedade. As leis e documentos formais que oferecem subsídios da construção de uma sociedade mais inclusiva perpassaram pelo viés discursivo do texto. A luta por uma sociedade inclusiva que cresce desde o seio das escolas é um dos pontos fundamentais que defendemos e apresentamos no decorrer do artigo.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo; ver. técnica de José Eutáquio Romão. São Paulo: Cortez, 2003.
BANDEIRA, L.; BATISTA, A. S. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 119-141. 2002. ISSN 1806-9584. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100007
BAUMAN, Z. Em busca da política. Trad. Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 13563, 16 jul. 1990.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.
BRASIL. Projeto de lei Estatuto da Família n. 6.583-A, de 2013 do Sr. Anderson Ferreira. 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=47FC186CDB5C27E515DF6EEB0712A562.proposicoesWeb2?codteor=1398893&filename=Avulso+-PL+6583/2013. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância: organização, apresentação e notas Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2016.
Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – FIPE. Disponível em: http://www.fipe.org.br/. Acesso em: 10 ago. 2020.
RICHARDSON, R. J. (Org.). Exclusão, inclusão e diversidade. João Pessoa: Editora Universidade da UFPB, 2009.
RODRIGUES, I. E. Educação inclusiva: um desafio para o século XXI. Série Estudos Reunidos. Jundiaí, Paco Editorial. 2016. v. 16.
RODRIGUES, J. M. C. (Org.). Formação docente: contribuição do ideário de Paulo Freire. João Pessoa: Sal e Terra, 2006.
RODRIGUES, J. M. C.; GEGLIO, P. C. (Org.). Contribuições das ideias de educadores brasileiros para a formação docente. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016.
RODRIGUES, J. M. C.; SIMÔES, M. L. (Org.). Um passado sempre presente no fazer pedagógico. João Pessoa: Fox Editora, 2015.
SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
TAVARES, A.; BARREIRO, A. M. O papel do educador na sociedade pós-moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 2, p. 1227-1238, nov. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.