Educação: fio condutor da superação das diferenças sociais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14795

Palavras-chave:

Intolerância, Sociedade, Inclusão

Resumo

Atitude de intolerância é algo que está se agravando a cada dia em nosso meio social incluindo os espaços escolares. À medida que a sociedade se desenvolve novos grupos surgem com sua forma de pensar, agir e se relacionar e para isso a educação dever acompanhar tais mudanças. Assim, discutiremos a percepção sobre o preconceito no Brasil, desconstruindo estereótipos relacionados às raças e etnias vivenciadas no Brasil do século XXI. Ao longo do discurso apresentaremos algumas características da sociedade brasileira que transpõem o tema intolerância e a inclusão de todos na sociedade. As leis e documentos formais que oferecem subsídios da construção de uma sociedade mais inclusiva perpassaram pelo viés discursivo do texto. A luta por uma sociedade inclusiva que cresce desde o seio das escolas é um dos pontos fundamentais que defendemos e apresentamos no decorrer do artigo.

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Biografia do Autor

Aureliana da Silva Tavares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Membro do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente – NEPESF.

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Professora Titular no Departamento de Habilitações Pedagógicas, do Centro de Educação da UFPB, e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Coordenadora do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente – NEPESF.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

TAVARES, A. da S.; RODRIGUES, J. M. C. Educação: fio condutor da superação das diferenças sociais no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 298–310, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14795. Acesso em: 29 mar. 2024.

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