O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores

Osmar Hélio Araújo, Janine Marta Coelho Rodrigues, Wilson Honorato Aragão

Resumo


Este artigo discute a relação que deve existir entre a pedagogia, a didática e a formação dos professores das diversas áreas do conhecimento, seja ela inicial ou contínua, pois parte da compreensão que são necessários componentes curriculares na formação dos professores que foquem o fazer docente, o fenômeno educativo e as práticas pedagógicas docentes. Para tanto, após considerar pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema e considerando o objetivo de discorrer sobre o lugar da pedagogia e da didática na formação docente, o presente artigo discute aspectos que emergem em face desta temática, tais como: a formação didático-pedagógica docente; pedagogia enquanto ciência da educação; didática como campo teórico do ensino; e, sobretudo, busca entrecruzar a pedagogia, a didática e a formação dos professores. Por fim, sublinha-se que a formação dos professores, na maioria das vezes, não ocorre de modo articulado à pedagogia e que, por consequência, muitos docentes não conseguem construir saberes pedagógicos necessários à docência. À vista dessa constatação, este trabalho se encerra reiterando a compreensão que deve existir uma estreita relação entre a formação dos professores, a pedagogia e a didática, pois compreende-se que estes são campos indivisíveis.


Palavras-chave


Pedagogia. Didática. Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9534



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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