Política de avaliação em larga escala: “educação para todos” ou exclusão em nome da “qualidade”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10177

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Avaliação em larga escala. Exclusão.

Resumo

A política de avaliação da educação no Brasil percorre caminhos duvidosos com repercussões jamais percebidas, que implicam diretamente no cotidiano da escola, dos professores e dos alunos, fazendo emergir problematizações acerca dos impactos, sobretudo, no que se refere às formas mais aprimoradas de exclusão. Nesta perspectiva, este artigo discute a atual política de avaliação da educação básica em larga escala, implantada nos anos 1990, e sua relação com o processo de exclusão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica/bibliográfica em que se apresenta uma análise sobre a concepção da “educação para todos” até a emergência dos novos ideais propostos para educação com base no movimento “Todos Pela Educação”. Além disso, aborda-se o processo de implementação, os instrumentos utilizados e as repercussões da política de avaliação em larga escala no Brasil. Desse modo, observa-se que na busca por resultados, perde-se o processo de lutas e as conquistas travadas historicamente em torno educação enquanto um bem público, um direito de todos, a qual não pode ser reduzida a mensuração numérica, constituindo-se assim um mecanismo de exclusão em nome da “qualidade”. 

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Biografia do Autor

Silmara Cássia Barbosa Mélo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, pertencente a linha de pesquisa Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela mesma instituição (2015). Possui Especialização em Educação: PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS (2008) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA (2007) pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG. Atualmente é professora da Educação Básica, Ensino Fundamental I, da Prefeitura Municipal de Campina Grande/PMCG e da Prefeitura Municipal de Massaranduba, ambas na Paraíba.

Wilson Honorato Aragão, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1980), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Foi coordenador da Escola de Gestores/MEC e Vice-Diretor do Centro de Educação (2009- 2012).Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba, Diretor do Centro de Educação/UFPB (2013-2016). Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Politicas de Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, atuando nos seguintes temas: Educação, Mercado de Trabalho, Política de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação a Distância, Educação Física e História e Cultura Afro-brasileira.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

MÉLO, S. C. B.; ARAGÃO, W. H. Política de avaliação em larga escala: “educação para todos” ou exclusão em nome da “qualidade”?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1152–1164, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10177. Acesso em: 8 nov. 2024.

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