Dialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13536

Palavras-chave:

Educação, BNCC, Formação de professores, Currículo.

Resumo

A BNCC configura-se como proposta curricular que direciona os estados e municípios para a reformulação e ressignificação dos currículos. Nisso está incluído a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, uma vez que a LDB (9.394/96) apresenta como categoria de adequação curricular à BNCC. O presente trabalho visa analisar as referências apresentadas na BNCC para a implementação dos novos currículos no que concerne a formação dos professores. Dessa forma, tem-se como problemática: como está sendo construído o diálogo na BNCC entre o currículo e a formação de professores. Metodologicamente trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa e do tipo documental. Concluímos que este documento serve de parâmetro para compreendermos como a formação docente é pensada a luz da Base, visto que os profissionais da educação básica serão os protagonistas na dinâmica do currículo dentro da sala de aula.

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Biografia do Autor

Sawana Araújo Lopes de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa – PB

Doutoranda em educação e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE). Graduada em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)-Campus I. Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais. Desenvolve-se estudos acerca das seguintes áreas de conhecimento: Direitos Humanos, Relações Etnico-aciais e avaliação.

Maraiane Pinto de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa – PB

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduada em Pedagogia pela UFPB

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa – PB

Doutor em educação pela UFRN e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB)

Referências

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

SOUZA, S. A. L. de; SOUSA, M. P. de; ARAGÃO, W. H. Dialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 412–424, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13536. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13536. Acesso em: 6 dez. 2024.

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