Políticas públicas de educação no brasil: fracasso escolar, culpabilização dos alunos e inocentização da escola Janine

Autores

  • Janine Marta Coelho Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Wilson Honorato Aragão Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Silvestre Coelho Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10372

Palavras-chave:

Educação. Escola. Fracasso escolar. Avaliação. Contextos.

Resumo

O presente estudo discute as políticas da educação no Brasil, voltadas às questões da culpabilização da criança que fracassa na escola, a partir da unilateralidade do olhar, quando a escola se recusa a discutir seus critérios de avaliação, seleção e classificação. Desconsiderar os contextos sociais, familiares e econômicos dos alunos, significa considerar que estes alunos apresentam desempenhos iguais, adquirem as suas competências e habilidades a partir do mesmo método pedagógico e com o mesmo ritmo de aprendizagem. Este estudo evidencia a falsidade dessas premissas, quando reconhece a relevância das diferenças individuais e a tentativa de inocentização da escola em relação ao seu próprio desempenho. Recentes pesquisas (2015) apontam que as dificuldades de aprendizagem resultam no fracasso escolar, representam despreparo dos professores para entender as diferenças, erros pedagógicos na adoção de métodos que se distanciam dos repertórios linguísticos e culturais das crianças. Percebe-se, também, a ausência de uma mediação por parte de Trabalhador Social entre a família, a escola e a comunidade para oportunizar o sucesso da criança na escola. 

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Biografia do Autor

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba, Diretor do Centro de Educação/UFPB (2013-2016).

Silvestre Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Professor assistente, DE, da Universidade Federal da Paraiba, do Curso de Psicopedagogia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Educacional e na área da Saude. Experiencia docente em Cursos de Graduação em Metodologia do Trabalho Cientifico e Metodologia de Pesquisa,Educação Especial Inclusiva, Avaliação e nos Cursos de Especialização Latu Sensu nas áreas da Psicopedagogia, Educação Inclusiva.Interessa-se por estudar comunidades em situação de risco social.Tem publicações e desenvolve pesquisa na área da Diversidade, em particular sobre a escolarização de ciganos com espaço de construção de cidadania.É professor colaborador do projeto de extensão atendimento a criança hospitalizada-HULW/UFPB. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

COELHO RODRIGUES, J. M.; ARAGÃO, W. H.; RODRIGUES, S. C. Políticas públicas de educação no brasil: fracasso escolar, culpabilização dos alunos e inocentização da escola Janine. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 979–1015, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10372. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10372. Acesso em: 5 dez. 2024.

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