Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social

Authors

  • Eliana Curvelo Rodrigues Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Araraquara/SP.
  • Maria José Romanatto Profª. do Departamento de Ciências da Educação – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Araraquara/SP.
  • Rosebelly Nunes Marques Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Araraquara/SP.
  • Ricardo Ribeiro Prof. Dr. do Departamento de Ciências da Educação – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Araraquara/SP.
  • Sebastião de Souza Lemes Prof. Dr. do Departamento de Ciências da Educação – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Araraquara/SP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i8.9268

Keywords:

avaliação, gestão, transformação social

Abstract

Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.

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Published

19/01/2010

How to Cite

RODRIGUES, E. C.; ROMANATTO, M. J.; MARQUES, R. N.; RIBEIRO, R.; LEMES, S. de S. Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, p. 79–87, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i8.9268. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9268. Acesso em: 11 may. 2024.

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