Gestão escolar: desafios na mediação das relações de convivência

Autores

  • Cristiane Machado Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
  • Angela Maria Martins Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9498

Palavras-chave:

Política pública. Gestão escolar. Conflitos escolares.

Resumo

Este trabalho integra investigação maior que analisa o Sistema de Proteção Escolar (SPE), programa de governo implementado em 2010 pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. O objetivo é compreender, com base em dados obtidos em estudo exploratório, realizado em colaboração com Diretorias de Ensino Regionais, a opinião de 37 diretores escolares sobre relações humanas e profissionais no cotidiano escolar; relação da gestão com a rede de apoio e possíveis implicações de Professores Mediadores Escolar e Comunitário (PMECs) na dinâmica escolar. Identificou-se relativa contradição nas respostas dos diretores, embora seja perceptível o reconhecimento, da maior parte deles, da importância da função do PMEC na redução e mediação das situações de conflitos na escola.

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Biografia do Autor

Cristiane Machado, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Angela Maria Martins, Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

MACHADO, C.; MARTINS, A. M. Gestão escolar: desafios na mediação das relações de convivência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 350–362, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9498. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9498. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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