Evaluacion del aprendizaje del alumno com discapacidad en la perspectiva de la inclusión escolar

Autores/as

  • Francisco Ricardo Miranda Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro Universitário UNINTA Prefeitura Municipal de Varjota
  • Romária Menezes do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Prefeitura Municipal de Sobral
  • Ana Cristina Silva Soares Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10187

Palabras clave:

Evaluación. Aprendizaje. Inclusión

Resumen

Esto tiene como temática central la evaluación del aprendizaje en la Educación Especial. El objetivo general es verificar cómo ocure la evaluación del aprendizaje del alumno con discapacidad en la escuela, con base en la práctica evaluativa del profesor de la sala regular y del profesor del Atendimiento Educativo Especializado (AEE). Para mejor comprensión la temática se buscó apoyo teórico en Hoffmann (2007), Luckesi (1997), Perrenoud (1999), orientados a la evaluación del aprendizaje y Mittler (2003), Fernandes y Viana (2009), orientados a la evaluación desde una perspectiva Incluyendo, entre otros. Se trata de una investigación cualitativa con enfoque descriptivo, realizada en la escuela META, nombre ficticio, ubicada en el municipio de Sobral en el Estado de Ceará utilizando como instrumento de recolección de datos la entrevista aplicada a dos profesoras. Los datos fueron analizados a la luz de la literatura señalada en el texto. Las consideraciones finales indican que, de manera general, la evaluación del alumno con discapacidad se reviste de tanto o mayor complejidad que las demás, que los criterios e instrumentos utilizados dependen o respetan una serie de factores, pero si se trata de la experiencia descrita se percibe El compromiso de la escuela en la construcción de conocimientos por ese alumno y la debida evaluación de este conocimiento.

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Biografía del autor/a

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro Universitário UNINTA Prefeitura Municipal de Varjota

Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia (IEDUCARE); Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC); Graduado em Letras (UNIP); Graduado em Pedagogia (UVA); Bacharelando em Enfermagem; Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA (UNINTA); Professor da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Varjota.

Romária Menezes do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú Prefeitura Municipal de Sobral

Pedagoga (UEVA), pós-graduanda em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial (IEDUCARE). Reflete as temáticas: Avaliação educacional e Inclusão Escolar, através de estudos e pesquisa, produz trabalhos científicos que são apresentados em eventos científicos ligados à educação, ou divulgação da produção científica, de maneira geral. Participou como bolsista acadêmica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) gerenciado pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/MEC, Foi bolsista voluntária no Programa Mais Educação nos anos iniciais do Fundamental I, do Governo Federal. Participou das sessões de estudo do grupo de estudo em Gestão democrática Participativa em Escolas da Região Norte do Ceará (GEGED). Foi monitora na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) da disciplina: Cultura local e Educação. E, mais recentemente, há quatro anos, é professora da sala Multifuncional, espaço onde se dá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende os alunos com deficiência matriculados na escola.

Ana Cristina Silva Soares, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunto I no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutorado em Educação (2011), Mestrado em Educação (2004) e Especialização em Psicologia Aplicada - Psicopedagogia (1998) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciatura em Pedagogia (1990) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Consultora Técnica na Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI) para atender o Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) (2010 - 2012). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado Laboratório Interdisciplinar em Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infanto-Juvenil (LISFARME)- UFC.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Curso Especial de Fomação Pedagogica - Licenciatur pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), mestrado em Mestrado Gestão pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e doutorado em Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão escolar, ensino superior, gestão democratica e pedagogia.

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Publicado

01/11/2017

Cómo citar

PINTO, F. R. M.; DO NASCIMENTO, R. M.; SOARES, A. C. S.; DA SILVA, R. M. G. Evaluacion del aprendizaje del alumno com discapacidad en la perspectiva de la inclusión escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1316–1334, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10187. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10187. Acesso em: 22 dic. 2024.

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