Educação continuada de gestores: instrumento de difusão das reformas e de inculcação das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9258Palabras clave:
Políticas de capacitação, educação continuada, gestores da educaçãoResumen
O estudo de como se realiza a educação continuada dos educadores, em particular dos gestores escolares, é um importante instrumento de apreensão dos propósitos dos formuladores de políticas educacionais, na medida em que por meio dela promovem formas de doutrinação e cooptação dos educadores com vistas a sua adesão para a realização daqueles propósitos. O texto faz um recorte de um estudo mais amplo com destaque para as características do primeiro momento do Programa de Educação Continuada dos Gestores, ou seja, para o denominado PECLiderança, que ocorreu como parte das ações desenvolvidas na implementação da reforma da educação paulista durante o governo Covas. O estudo do discurso e dos textos produzidos pelos reformadores, assim como das estratégias por eles utilizadas, revela que havia clareza sobre a necessidade de sensibilizar a sociedade e os trabalhadores da escola, responsáveis últimos por transformar o projeto político em realidade nas escolas. Daí a ênfase na capacitação das chamadas lideranças, porque poderiam se transformar em obstáculo à objetivação. O estudo revela as inflexões no Programa de Educação Continuada em face dos resultados produzidos pela reforma.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.