A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13007

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação de professores, Inclusão.

Resumo

Por muito tempo, pessoas com deficiência sofreram exclusão na sociedade, em diversas áreas. A partir do século XX, observa-se uma mudança com a criação de políticas educativas no intuito de promover a inclusão escolar. No entanto, ainda nota-se práticas excludentes por parte dos professores no Ensino Superior. Assim, este trabalho objetivou analisar a perspectiva dos professores dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática de uma Universidade Federal situada no Sul de Minas Gerais sobre a temática inclusiva. O tipo da pesquisa realizada é o estudo de caso. Efetuou-se uma entrevista semi-estruturada e realizou-se uma Análise de Conteúdo. Constatou-se que há uma defasagem na formação inicial desses professores sobre a perspectiva inclusiva e que existe a necessidade de uma formação continuada sobre o tema devido ao desconhecimento sobre o mesmo, para que assim, seja possível alcançar o ensino-aprendizagem dos graduandos com deficiência.

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Biografia do Autor

Marcela Openheimer, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá – MG

Graduanda em Licenciatura em Química. Instituto de Física e Química.

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá – MG

Professora Adjunta. Instituto de Física e Química.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

OPENHEIMER, M.; RODRIGUES, P. A. A. A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 856–876, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13007. Acesso em: 24 nov. 2024.

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