A gestão escolar e a formação continuada do professor crítico-reflexivo na perspectiva do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15838Palavras-chave:
Educação, Formação continuada de professores, Gestão escolarResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores com vistas à sua prática no contexto escolar, buscando compreender como ocorrem as ações formativas, na tentativa de encontrar evidências sobre a possibilidade da formação continuada de professores na perspectiva do profissional crítico-reflexivo, quando a escola é o lócus central desse processo. Mediante revisão bibliográfica e trabalho de campo, foi realizada entrevista semiestruturada com a coordenadora de uma escola do município de Birigui/SP. Os dados analisados de forma descritiva e interpretativa revelaram a importância do papel dos gestores nos processos de formação no ambiente escolar e um distanciamento no que concerne à apropriação conceitual e prática por parte dos atores educacionais sobre a formação no viés da intelectualidade crítico-reflexiva. Conclui-se que as atividades de formação continuada devem tornar-se uma das ferramentas no desenvolvimento do professor como profissional atuante e engajado a serviço da emancipação social dos sujeitos envolvidos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M.; LUDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
CANDAU, V. M. Magistério construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p.148-173.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.
HARGREAVES, A. Professorado, cultura y posmodernidad. Madrid, Espanha: Morata, 1994.
HARGREAVES, A.; FULLAN, M. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de professores. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na produção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Trad. Graça Cunha, Cândida Hespanha e Conceição Afonso. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1992.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.