Um encontro com a diversidade na educação infantil por meio do projeto “simplesmente diferente” sob a perspectiva do professor, da criança e da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12206

Palavras-chave:

Diversidade, Educação Infantil, Educação Inclusiva, Educação Especial.

Resumo

Sob a perspectiva da educação inclusiva, a Educação Infantil deve atender às especificidades da diversidade de alunos, incluindo o público-alvo da Educação Especial. Frente a tal compromisso, este estudo objetivou investigar as concepções sobre diversidade junto às crianças de uma classe de Educação Infantil II, familiares e professora, a partir do projeto “Simplesmente Diferente”, elaborado e desenvolvido colaborativamente por meio de projeto de trabalho. A análise compreendeu eixos temáticos, dentre os quais destacamos “Concepções sobre diversidade no contexto da Educação Infantil na perspectiva inclusiva”, que indiciou possibilidades de ressignificação sobre diversidade, a partir da metodologia utilizada, bem como a necessidade de a escola pautar esse tema em suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Luciana Aparecida de Araujo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP - Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Doutora em Educação.

Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP - Brasil. Docente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) e do Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Doutora em Educação.

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília - SP - Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Campus de Araraquara/SP. Doutora em Educação.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

ARAUJO, L. A. de; CORDEIRO, A. P.; GIROTO, C. R. M. Um encontro com a diversidade na educação infantil por meio do projeto “simplesmente diferente” sob a perspectiva do professor, da criança e da família. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 775–790, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12206. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12206. Acesso em: 3 dez. 2024.

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