Tensões e desafios na formação de pesquisadores em ciências sociais e humanas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12767Palavras-chave:
Formação de investigadores, Educação, Tese, Pós-Graduação.Resumo
Este trabalho procura problematizar as dimensões que estruturam os espaços para a formação de pesquisadores nas ciências humanas e sociais na Argentina, principalmente, nos espaços de pós-graduação. O problema central é o fenômeno “tudo menos tese”, mas isso coloca em destaque outras considerações, como a formação prévia, as tensões para que a pós-graduação seja mais produtiva em termos de resultados, as propostas curriculares e as estratégias didáticas. Analisar essas dimensões, de como os atores envolvidos vão configurando um campo, é fundamental, tanto para chegar a compreender como se pode produzir teses viáveis e com qualidade suficiente, como para contribuir para formar pesquisadores independentes na área e orientar as políticas públicas necessárias para melhorar essa atividade.Downloads
Referências
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