Tensões e desafios na formação de pesquisadores em ciências sociais e humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12767

Palavras-chave:

Formação de investigadores, Educação, Tese, Pós-Graduação.

Resumo

Este trabalho procura problematizar as dimensões que estruturam os espaços para a formação de pesquisadores nas ciências humanas e sociais na Argentina, principalmente, nos espaços de pós-graduação. O problema central é o fenômeno “tudo menos tese”, mas isso coloca em destaque outras considerações, como a formação prévia, as tensões para que a pós-graduação seja mais produtiva em termos de resultados, as propostas curriculares e as estratégias didáticas. Analisar essas dimensões, de como os atores envolvidos vão configurando um campo, é fundamental, tanto para chegar a compreender como se pode produzir teses viáveis e com qualidade suficiente, como para contribuir para formar pesquisadores independentes na área e orientar as políticas públicas necessárias para melhorar essa atividade.

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Biografia do Autor

Lucas Krotsch, Universidad Nacional de Lanús – (UNLa)

Doctorado en Ciencia Política por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Ciencia Política por la Universidad de Buenos Aires

Martín Aiello, Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)

Profesor titular regular del Departamento de Ciencias Sociales. Doctorado en Educación por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Sociología por la Universidad de Buenos Aires.

Referências

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

KROTSCH, L.; AIELLO, M. Tensões e desafios na formação de pesquisadores em ciências sociais e humanas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1847–1861, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12767. Acesso em: 22 dez. 2024.

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