Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12860Palavras-chave:
História da educação, Memória, Escola americana.Resumo
Este artigo busca apresentar algumas atividades educativas desenvolvidas pela Missão Presbiteriana Central do Brasil, por meio da Escola Americana instalada na cidade de Caetité – Bahia, em 1911, exibindo o contexto e o cenário em que se deram a implantação e algumas práticas educativas executadas pela referida instituição. Para isso, foram usadas fontes documentais da imprensa local e atas da Igreja Presbiteriana de Caetité, entrecruzadas com outras fontes referentes a instituições análogas. O resultado foi a recomposição da atuação da escola na cidade de Caetité, considerando os meios e métodos utilizados para isso. Com essa exposição e análise, pretende-se contribuir com um novo espectro de estudos sobre a história e a memória da educação protestante no contexto do Brasil Republicano.
Downloads
Referências
Atas do Conselho e da Assembleia da Igreja Presbiteriana de Caetité – Presbitério do Vale do Rio São Francisco - 1919 (Arquivo da Igreja Presbiteriana de Caetité).
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
CARNEIRO, Giane Araújo Pimentel. REIS, Joseni Pereira Meira. Caetité em Progresso: Os ideais de modernidade expressos no jornal A Penna (1900-1930). VI Encontro Estadual de História. ANPUH Bahia, 2013.
ESTRELA, Ely Souza. Os sampauleiros. São Paulo: Fapesb, 2003.
JORNAL A PENNA, n. 36, 6 set. 1912.
JORNAL A PENNA, n. 78, 25 fev. 1915.
JORNAL A PENNA, n. 175, 24 out. 1918.
JORNAL A PENNA, n. 142, 31 jul. 1916.
JORNAL A PENNA, n. 120, 19 dez. 1916.
JORNAL A PENNA, n. 129, 2 fev. 1917.
JORNAL A PENNA, n. 150, 17 nov. 1917.
JORNAL A PENNA, n. 175, 24 out. 1918.
JORNAL A PENNA, n. 409, 10 fev. 1927.
JORNAL A PENNA, n. 466, 6 jun. 1929.
JORNAL A PENNA, n. 485, 20 mar. 1930.
MACKENZIE: Tradição e pioneirismo na educação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000
MATOS, Alderi Souza de. Os Pioneiros: Presbiterianos no Brasil (1859 – 1900). São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004
MATOS, Fernanda de Oliveira. A presença Jesuíta no sertão da Bahia: Instituto São Luiz Gonzaga – Caetité 1912 -1926. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/60170876-Presenca-jesuita-no-sertao-da-bahia-instituto-sao-luiz-gonzaga-caetite-a.html. Acesso em: jan. 2020.
NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Bôas Carvalho do. Fontes para a história da educação: documentos da missão presbiteriana dos Estados Unidos do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2008.
NETO, Vitor. Igreja Católica e anticlericalismo 1889 – 1910 In: HOMEM, Amadeu Carvalho; SILVA, Armando Malheiros; ISAÍAS, Artur Cesar (coordenadores). Progresso e Religião. A República no Brasil e em Portugal 1889 – 1910. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2007
NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja - Da sesmaria ao minifúndio (Um estudo de História Regional e Local). Feira de Santana. Bahia: EDUFBA, 1998.
SANTOS, João Marcos Leitão. Religião e Educação contribuição protestante à
Educação Brasileira 1860-1911. Tóp. Educ., Recife, v. 17, n. 1-3, p. 113-151, 2007.
SPIX, Johann Batist von; MARTIUS, Carl F. P. von. Através da Bahia. 3 ed. Assembleia Legislativa da Bahia, Salvador, 2016.
REMER, Maísa Milènne Zarur; STENTZLER, Márcia Marlene. Método Intuitivo: Rui
Barbosa e a preparação para a vida completa por meio da educação integral. Artigo apresentado no IX Congresso Nacional de Educação. Outubro – 2009. PUCPR, Paraná. Disponível em
http://docplayer.com.br/23880163-Metodo-intuitivo-rui-barbosa-e-a-preparacao-para-a-vida-completa-por-meio-da-educacao-integral.html. Acesso em: 15 jan. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.