Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12860

Palavras-chave:

História da educação, Memória, Escola americana.

Resumo

Este artigo busca apresentar algumas atividades educativas desenvolvidas pela Missão Presbiteriana Central do Brasil, por meio da Escola Americana instalada na cidade de Caetité – Bahia, em 1911, exibindo o contexto e o cenário em que se deram a implantação e algumas práticas educativas executadas pela referida instituição. Para isso, foram usadas fontes documentais da imprensa local e atas da Igreja Presbiteriana de Caetité, entrecruzadas com outras fontes referentes a instituições análogas. O resultado foi a recomposição da atuação da escola na cidade de Caetité, considerando os meios e métodos utilizados para isso. Com essa exposição e análise, pretende-se contribuir com um novo espectro de estudos sobre a história e a memória da educação protestante no contexto do Brasil Republicano.

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Biografia do Autor

Fernanda Oliveira Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade - PPGMLS.

Estefania Knotz Canguçu Fraga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP – São Paulo.

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em História.

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB – Campus de Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – PPGMLS - UESB; . Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Estadual de Santa Cruz UESC – Ihéus – Bahia – Brasil

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

MATOS, F. O.; FRAGA, E. K. C.; MARTA, F. E. F. Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 631–649, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12860. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12860. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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