Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12860

Palavras-chave:

História da educação, Memória, Escola americana.

Resumo

Este artigo busca apresentar algumas atividades educativas desenvolvidas pela Missão Presbiteriana Central do Brasil, por meio da Escola Americana instalada na cidade de Caetité – Bahia, em 1911, exibindo o contexto e o cenário em que se deram a implantação e algumas práticas educativas executadas pela referida instituição. Para isso, foram usadas fontes documentais da imprensa local e atas da Igreja Presbiteriana de Caetité, entrecruzadas com outras fontes referentes a instituições análogas. O resultado foi a recomposição da atuação da escola na cidade de Caetité, considerando os meios e métodos utilizados para isso. Com essa exposição e análise, pretende-se contribuir com um novo espectro de estudos sobre a história e a memória da educação protestante no contexto do Brasil Republicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Oliveira Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade - PPGMLS.

Estefania Knotz Canguçu Fraga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP – São Paulo.

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em História.

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB – Campus de Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – PPGMLS - UESB; . Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Estadual de Santa Cruz UESC – Ihéus – Bahia – Brasil

Referências

Atas do Conselho e da Assembleia da Igreja Presbiteriana de Caetité – Presbitério do Vale do Rio São Francisco - 1919 (Arquivo da Igreja Presbiteriana de Caetité).

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994

CARNEIRO, Giane Araújo Pimentel. REIS, Joseni Pereira Meira. Caetité em Progresso: Os ideais de modernidade expressos no jornal A Penna (1900-1930). VI Encontro Estadual de História. ANPUH Bahia, 2013.

ESTRELA, Ely Souza. Os sampauleiros. São Paulo: Fapesb, 2003.

JORNAL A PENNA, n. 36, 6 set. 1912.

JORNAL A PENNA, n. 78, 25 fev. 1915.

JORNAL A PENNA, n. 175, 24 out. 1918.

JORNAL A PENNA, n. 142, 31 jul. 1916.

JORNAL A PENNA, n. 120, 19 dez. 1916.

JORNAL A PENNA, n. 129, 2 fev. 1917.

JORNAL A PENNA, n. 150, 17 nov. 1917.

JORNAL A PENNA, n. 175, 24 out. 1918.

JORNAL A PENNA, n. 409, 10 fev. 1927.

JORNAL A PENNA, n. 466, 6 jun. 1929.

JORNAL A PENNA, n. 485, 20 mar. 1930.

MACKENZIE: Tradição e pioneirismo na educação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000

MATOS, Alderi Souza de. Os Pioneiros: Presbiterianos no Brasil (1859 – 1900). São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004

MATOS, Fernanda de Oliveira. A presença Jesuíta no sertão da Bahia: Instituto São Luiz Gonzaga – Caetité 1912 -1926. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/60170876-Presenca-jesuita-no-sertao-da-bahia-instituto-sao-luiz-gonzaga-caetite-a.html. Acesso em: jan. 2020.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Bôas Carvalho do. Fontes para a história da educação: documentos da missão presbiteriana dos Estados Unidos do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2008.

NETO, Vitor. Igreja Católica e anticlericalismo 1889 – 1910 In: HOMEM, Amadeu Carvalho; SILVA, Armando Malheiros; ISAÍAS, Artur Cesar (coordenadores). Progresso e Religião. A República no Brasil e em Portugal 1889 – 1910. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2007

NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja - Da sesmaria ao minifúndio (Um estudo de História Regional e Local). Feira de Santana. Bahia: EDUFBA, 1998.

SANTOS, João Marcos Leitão. Religião e Educação contribuição protestante à

Educação Brasileira 1860-1911. Tóp. Educ., Recife, v. 17, n. 1-3, p. 113-151, 2007.

SPIX, Johann Batist von; MARTIUS, Carl F. P. von. Através da Bahia. 3 ed. Assembleia Legislativa da Bahia, Salvador, 2016.

REMER, Maísa Milènne Zarur; STENTZLER, Márcia Marlene. Método Intuitivo: Rui

Barbosa e a preparação para a vida completa por meio da educação integral. Artigo apresentado no IX Congresso Nacional de Educação. Outubro – 2009. PUCPR, Paraná. Disponível em

http://docplayer.com.br/23880163-Metodo-intuitivo-rui-barbosa-e-a-preparacao-para-a-vida-completa-por-meio-da-educacao-integral.html. Acesso em: 15 jan. 2015.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

MATOS, F. O.; FRAGA, E. K. C.; MARTA, F. E. F. Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 631–649, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12860. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12860. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.