Tendências da produção científica dos professores dos cursos de Educação Física da região Centro-Oeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13418

Palavras-chave:

Educação física, Epistemologia, Formação profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise crítica da produção científica dos professores doutores que atuam nas Instituições de Ensino Superior públicas do Centro-Oeste. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por envolver a investigação, seleção e registro da literatura sobre o objeto pesquisado, e análise documental, pois parte da pesquisa se trata da análise de teses de doutorado. Para a análise dos dados, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa. As análises indicam a hegemonia do caráter biológico e da biodinâmica nas produções científicas dos professores analisados, principalmente em relação às principais tendências temáticas e referenciais teóricos utilizados nas teses de doutorado. Esta tendência reflete o panorama vivido pela área nas últimas décadas, que privilegia a fragmentação do conhecimento da Educação Física entre ciências biológicas e saúde (ciências naturais) e ciências humanas e sociais (ciências humanas), prevalecendo a subárea biológica em detrimento das subáreas sociocultural e pedagógica.

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Biografia do Autor

Luizmar Júnior Vieira da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí – GO

Professor Substituto no curso de Educação Física. Pós-Graduando em Educação.

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí – GO

Professora Adjunta no curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFSCAR).

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, L. J.; SACARDO, M. S. Tendências da produção científica dos professores dos cursos de Educação Física da região Centro-Oeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1919–1938, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13418. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13418. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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