A alteridade no plano pedagógico a partir dos pressupostos de Enrique Dussel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13521

Palavras-chave:

Alteridade, Diálogo, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O texto possui como objetivo tecer aproximações ao pensamento de Enrique Dussel por meio de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Tem-se como intenção elencar os pressupostos que demonstrem a importância da categoria alteridade no que pese refletir sobre a construção de projetos de vida para o povo latino-americano, aproximando as ideias trabalhadas à área da educação. Reflete-se sobre a passagem da alienação à liberdade, movimento produzido pela libertação pedagógica. Problematiza-se sobre como descrever a experiência da proximidade entre os seres humanos como experiência da história popular e, por fim, reflete-se sobre a importância de destituir os obstáculos que impedem a revelação do Outro, por meio de um pensar que sabe escutar a palavra analética do Outro, comprometendo-se com a palavra reveladora e a sua justa interpretação.

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Biografia do Autor

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Doutorado em Educação (UFPEL).

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Pelotas – RS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Ambiental (FURG).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

FREITAS, A. L. C. de; FREITAS, L. A. de A. A alteridade no plano pedagógico a partir dos pressupostos de Enrique Dussel. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 666–681, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13521. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13521. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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