Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13800

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão educacional, Docência.

Resumo

Tratar da inclusão educacional de pessoas com deficiência (PCD) não é propriamente um tema novo no cenário brasileiro. Tomando a Constituição Federal de 1988 como marco legal e histórico, é possível afirmar que, há pelo menos 30 anos, a temática da inclusão educacional vem ganhando relevo no campo das políticas educacionais, da investigação em educação e das práticas docentes. Por outro lado, quando tratamos da inclusão no ensino superior nos deparamos com uma situação contrária. Tanto as políticas públicas quanto a produção de conhecimento são muito recentes, o que configura a inclusão de PCD no ensino superior ainda um campo aberto, com muitas frentes de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento. Um dos temas de investigação que se impõem é a docência no ensino superior e os desafios que os professores enfrentam frente à inclusão de PCD nas universidades. Considerando o tema exposto, o artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o quanto o acesso de estudantes com deficiência no ensino superior, em especial a partir da política de reserva de vagas (Lei 13.409/2016), tem impactado no cotidiano das salas de aula, em particular nas práticas docentes. Realizamos uma revisão de literatura, a partir de uma pesquisa na base de dados do Scielo (Scientific Electronic Library Online), entre 2008 e 2018, buscando por artigos sobre a docência no ensino superior e a inclusão de PCD. Os textos foram quantificados e analisados qualitativamente, buscando identificar os desafios encontrados no contexto da docência no ensino superior frente à inclusão. A complexidade envolvida no processo de inclusão de PCD no ensino superior é grande, em especial no que toca à atuação do docente. Os artigos nos sinalizam diferentes desafios à prática docente que vão desde a sua postura diante de estudantes com deficiência até a sua capacidade de ressignificar e modificar a sua prática tendo a inclusão como um princípio pedagógico.

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Biografia do Autor

Katiuscia C. Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora Adjunta do Departamento de Educação. Professora dos Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF).

Cassiano Caon Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professor Associado do Departamento de Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF).

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

ANTUNES, K. C. V.; AMORIM, C. C. Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1465–1481, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13800. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13800. Acesso em: 22 dez. 2024.

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