Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252

Palavras-chave:

Ensino, Formação, Experiência, Docência, PIBID

Resumo

A formação inicial docente perpassa aspectos diversos, dentre eles o de que a licenciatura tem condições de prover o conhecimento necessário para o efetivo exercício da docência. Algumas mudanças nas políticas públicas educacionais impactaram o processo de formação docente, dentre elas destacam-se programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, o PIBID. Considerando a relevância do tema, este artigo apresenta um relato de experiências do PIBID realizado em escolas da rede pública, a partir das atividades implementadas para o desenvolvimento do Programa no subprojeto Letras: Português, sob a responsabilidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O texto tem como objetivos apresentar atividades desenvolvidas pelos participantes nas escolas-campo, demonstrar os impactos do Programa na formação inicial e atuação dos discentes, bem como os projetos e experiências vivenciados por eles no período de execução do projeto, em 2018 e 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Silva Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora Adjunta da Faculdade de Letras, Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Doutorado em Letras e Linguística (UFG).

Vivianne Fleury de Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação. Doutorado em Literatura (UNB).

Célia Sebastiana Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação. Doutorado em Letras (UNB).

Referências

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem caráter. São Paulo: Ciranda Cultural, 2018.

ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Editora Antropofágica, 2019.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes. 1997.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid. Brasília, 2008. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 3 set. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid. Brasília, 2000. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 3 set. 2020.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. p. 169-191.

CARRASCOZA, J. A. Trilogia do adeus. São Paulo: Alfaguara, 2017.

EVARISTO, C. Olhos d´água. São Paulo: Martins fontes, 2019.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comporativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores)

FARIA, V. F.; GARCIA, A.; GONÇALVES, G. R.; LEMOS, M.; LIMA NETO, T. R. Quando Carlos Drummond de Andrade encontra Mano Brown: Práticas de um Projeto Transdisciplinar no Ensino Médio do CEPAE-UFG. Revista Querubim, v. 1, p. 4-12, nov. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14. n. 1, p. 98-110, jan./mar. 2000.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

FARIA, E. S.; FARIA, V. F. de; SILVA, C. S. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 866–880, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14252. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.