Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252

Palavras-chave:

Ensino, Formação, Experiência, Docência, PIBID

Resumo

A formação inicial docente perpassa aspectos diversos, dentre eles o de que a licenciatura tem condições de prover o conhecimento necessário para o efetivo exercício da docência. Algumas mudanças nas políticas públicas educacionais impactaram o processo de formação docente, dentre elas destacam-se programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, o PIBID. Considerando a relevância do tema, este artigo apresenta um relato de experiências do PIBID realizado em escolas da rede pública, a partir das atividades implementadas para o desenvolvimento do Programa no subprojeto Letras: Português, sob a responsabilidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O texto tem como objetivos apresentar atividades desenvolvidas pelos participantes nas escolas-campo, demonstrar os impactos do Programa na formação inicial e atuação dos discentes, bem como os projetos e experiências vivenciados por eles no período de execução do projeto, em 2018 e 2019.

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Biografia do Autor

Edna Silva Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora Adjunta da Faculdade de Letras, Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Doutorado em Letras e Linguística (UFG).

Vivianne Fleury de Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação. Doutorado em Literatura (UNB).

Célia Sebastiana Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO

Professora no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação. Doutorado em Letras (UNB).

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

FARIA, E. S.; FARIA, V. F. de; SILVA, C. S. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 866–880, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14252. Acesso em: 11 maio. 2021.