Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14252Palavras-chave:
Ensino, Formação, Experiência, Docência, PIBIDResumo
A formação inicial docente perpassa aspectos diversos, dentre eles o de que a licenciatura tem condições de prover o conhecimento necessário para o efetivo exercício da docência. Algumas mudanças nas políticas públicas educacionais impactaram o processo de formação docente, dentre elas destacam-se programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, o PIBID. Considerando a relevância do tema, este artigo apresenta um relato de experiências do PIBID realizado em escolas da rede pública, a partir das atividades implementadas para o desenvolvimento do Programa no subprojeto Letras: Português, sob a responsabilidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. O texto tem como objetivos apresentar atividades desenvolvidas pelos participantes nas escolas-campo, demonstrar os impactos do Programa na formação inicial e atuação dos discentes, bem como os projetos e experiências vivenciados por eles no período de execução do projeto, em 2018 e 2019.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem caráter. São Paulo: Ciranda Cultural, 2018.
ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Editora Antropofágica, 2019.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes. 1997.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid. Brasília, 2008. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 3 set. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid. Brasília, 2000. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 3 set. 2020.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. p. 169-191.
CARRASCOZA, J. A. Trilogia do adeus. São Paulo: Alfaguara, 2017.
EVARISTO, C. Olhos d´água. São Paulo: Martins fontes, 2019.
FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comporativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores)
FARIA, V. F.; GARCIA, A.; GONÇALVES, G. R.; LEMOS, M.; LIMA NETO, T. R. Quando Carlos Drummond de Andrade encontra Mano Brown: Práticas de um Projeto Transdisciplinar no Ensino Médio do CEPAE-UFG. Revista Querubim, v. 1, p. 4-12, nov. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14. n. 1, p. 98-110, jan./mar. 2000.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edna Silva Faria, Vivianne Fleury de Faria, Célia Sebastiana Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.