Guia instrucional para professores de física

O uso da ferramenta Padlet como estímulo aos estudos extraclasse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15865

Palavras-chave:

Física, Metodologias de ensino, Novas tecnologias

Resumo

Docentes capazes de reconhecer os benefícios que as tecnologias podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem conseguem atuar de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos, tanto em sala de aula quanto no estímulo aos estudos complementares. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento e análise de um produto educacional para professores de Física, com o objetivo de estimular os estudos extraclasse por meio da utilização da plataforma Padlet. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada com a participação de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Após a análise dos resultados, é possível sugerir que a utilização da plataforma digital, em associação com estratégias pedagógicas adequadas, pode auxiliar em um ensino mais dinâmico, promovendo a relação entre os conteúdos básicos curriculares, a realidade e as expectativas dos alunos, incentivando a construção do conhecimento de forma mais abrangente e eficaz.

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Biografia do Autor

Jéssica dos Reis Mendes, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil

Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.

Dirceu Antônio Cordeiro Júnior, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil

Professor do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. Pós-doutorado em Biologia Celular (UFMG).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

MENDES, J. dos R.; CORDEIRO JÚNIOR, D. A. Guia instrucional para professores de física: O uso da ferramenta Padlet como estímulo aos estudos extraclasse. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2758–2775, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15865. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15865. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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