Design Thinking na educação

Um estudo bibliométrico em pesquisas internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17667

Palavras-chave:

Design Thinking, Ensino Superior, Inovação

Resumo

O Design Thinking é uma proposta estratégica para gerar inovação, sendo possível adotá-la inclusive na educação. Porém, para isso é preciso que os envolvidos no processo pedagógico conheçam-na. Assim, buscar pesquisas científicas que apresentem a aplicação do Design Thinking no contexto educacional torna-se primordial. O objetivo deste trabalho é identificar o perfil das pesquisas sobre Design Thinking como estratégia de inovação no ensino superior no âmbito internacional entre 2013 e 2022. O ano de 2022 foi o período com maior número de publicações sobre a temática. Apenas 5 autores publicaram mais de uma pesquisa. Além disso, a área de ciências sociais foi aquela com maior quantidade de publicações. Os Estados Unidos foi o país mais profícuo e, consequentemente, o inglês foi o principal idioma. As palavras-chave mais adotadas foram Design Thinking, Higher Education, innovation e creativity. O autor mais referenciado nos textos componentes da amostra foi Tim Brown.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Docente no Departamento de Ciências Contábeis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED). Doutoranda em Educação (UFS).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Docente no Departamento de Computação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

Referências

ALT, L. O que é Design Thinking? 2017. Disponível em: https://mamtra.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Coaching-e-Thinking-Desing.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

ARAGÃO, E. M. et al. Inovação e Contribuição do Design Thinking: Mapeamento Bibliométrico sobre a Produção Acadêmica nas Bases Scopus e Web Science. Revista Gestão em Análise, v.10, n.3, p. 191-203, 2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3939. Acesso em: 17 out. 2022.

ARIAS-FLORES, H.; JADÁN-GUERRERO, J.; GÓMEZ-LUNA, L. Innovación educativa en el aula mediante Design Thinking y Game Thinking. Hamut’ay, v. 6, n. 1, p. 82-95, 2019. Disponível em: https://revistas.uap.edu.pe/ojs/index.php/HAMUT/article/view/1576. Acesso em: 12 out. 2022.

BHANDARI, A. Design Thinking: from Bibliometric Analysis to Content Analysis, Current Research Trends, and Future Research Directions. Journal of the Knowledge Economy, p. 1-56, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13132-022-00920-3. Acesso em: 12 out. 2022.

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASTELLS; M. A Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venancio Majer. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

ÇEVIKER-ÇINAR, G.; MURA, M.; DEMIRBAĞ-KAPLAN, M. Design Thinking: A New Road Map In Business Education. The Design Journal, v. 20, n. 1, p. 977-987, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14606925.2017.1353042. Acesso em: 18 set. 2022.

CINTRA, P. R.; SILVA, M. D. P.; FURNIVAL, A. C. Uso do inglês como estratégia de internacionalização da produção científica em Ciências Sociais Aplicadas: estudo de caso na SciELO Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 17–41, 2020. Disponível: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/88528. Acesso em: 18 set. 2022.

CÔRTES JÚNIOR, J. C. et al. Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina. Revista brasileira de educação médica, v. 44, n. 4, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/vLTSrqXczd9tcst6k8wjKcR/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022.

EDUCA DIGITAL. Design Thinking para Educadores. Educa Digital, 2014. Disponível em: https://educadigital.org.br/dteducadores/#oque. Acesso em: 21 out. 2022.

GLEASON, B.; CHERREZ, N. J. Design Thinking Approach to Global Collaboration and Empowered Learning: Virtual Exchange as Innovation in a Teacher Education Course. TechTrends: Linking Research and Practice to Improve Learning, v. 65, n. 3, p. 348-358, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11528-020-00573-6. Acesso em: 12 set. 2022.

JOHANN, D. A. et al. Mapping of scientific production on design thinking as a tool for entrepreneurship education: a bibliometric study of a decade. World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, v. 16, n. 4, p. 271-285, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/WJEMSD-05-2019-0028/full/html. Acesso em: 10 set. 2022.

LATORRE-COSCULLUELA, C. et al. Design Thinking: creatividad y pensamiento crítico en la universidad. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 22, e28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412020000100128. Acesso em: 17 ago. 2022.

LEONARD, S. N.; FITZGERALD, R. N.; RIORDAN, G. Using developmental evaluation as a design thinking tool for curriculum innovation in professional higher education, Higher Education Research & Development, v. 35, n. 2, p. 309-321, 2016 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07294360.2015.1087386. Acesso em: 17 set. 2022.

MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Interface - Comunicação, saúde, educação, v. 8, n. 14, p. 197-202, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7Jg4FDgrP6k4GRPCHMX5s5c/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2022.

MCLAUGHLAN, R.; LODGE, J. M. Facilitating epistemic fluency through design thinking: a strategy for the broader application of studio pedagogy within higher education. Teaching in Higher Education, v. 24, n. 1, p. 81-97, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13562517.2018.1461621. Acesso em: 12 ago. 2022.

MORAIS, R. S.; FONSECA, L. R. The use of Design Thinking in the development of digital games for the teaching of chemistry in basic education. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, p. e17778, 12 set. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17778. Acesso em: 17 out. 2022.

OECD. Oslo Manual. 2018. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual-2018_9789264304604-en#page4. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, J. WOS e SCOPUS: Os grandes aliados de todo pesquisador. Grupo Comunicar, 2017. Disponível em: hhttps://www.grupocomunicar.com/wp/escola-de-autores/wos-e-scopus-os-grandes-aliados-de-todo-pesquisador/. Acesso em: 17 out. 2022.

PAIVA, E. D.; ZANCHETTA, M. S.; LONDOÑO, C. Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Escola Anna Nery, v. 24, n. 4, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400601&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2022.

PLONSKI, G. A. Inovação em transformação. Estudos avançados, v. 31, n. 90, p. 7-21, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142017000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 ago. 2022.

PUSCA, D.; NORTHWOOD, D. Design thinking and its application to problem solving. Global Journal of Engineering Education, v. 20, n. 1, p. 48-53, 2018. Disponível em: http://www.wiete.com.au/journals/GJEE/Publish/vol20no1/06-Pusca-D.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

QUEIROZ-NETO, J. P.; FARIAS, M. S. F.; CHAGAS; E. L. T. Project Based Learning e Design Thinking em um projeto de intercâmbio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1791-1806, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14557. Acesso em: 12 out. 2022.

REVANO; T. F.; GARCIA; M. B. Manufacturing Design Thinkers in Higher Education Institutions: The Use of Design Thinking Curriculum in the Education Landscape. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMANOID, NANOTECHNOLOGY, INFORMATION TECHNOLOGY, COMMUNICATION AND CONTROL, ENVIRONMENT AND MANAGEMENT, 12., 2020. Anais [...]. IEEE PELS, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350089850_Manufacturing_Design_Thinkers_in_Higher_Education_Institutions_The_Use_of_Design_Thinking_Curriculum_in_the_Education_Landscape. Acesso em: 12 ago. 2022.

SILVA, A. et al. How education background affects design outcome: teaching product development to mechanical engineers, industrial designers and managers. European Journal of Engineering Education, v. 44, n. 4, p. 545-569, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03043797.2018.1465029. Acesso em: 17 ago. 2022.

SILVA, A. M. et al. Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 22., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016.

SOARES, P. B. et al. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, v.16, n. 1, p. 175-185, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/7CmZ3n8FT8R5g93DkW5kzMJ/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022.

UEHARA, F. M. et al. O uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1539–1553, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10308/6700. Acesso em: 17 out. 2022.

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

WIPO. Resumo Executivo Índice Global de Inovação 2022. Portal da Industria, 2022. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2022/9/resumo-executivo-indice-global-de-inovacao-2022/. Acesso em: 01 abr. 2023.

Publicado

23/11/2023

Como Citar

GALVÃO, N. M. dos S.; SCHNEIDER, H. N. Design Thinking na educação: Um estudo bibliométrico em pesquisas internacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023107, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17667. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.