Qualidade de ensino

Representações em estudantes do Ensino Superior público no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18003

Palavras-chave:

Representações Sociais, Qualidade de Ensino, Universidade pública

Resumo

Este estudo visa identificar e discutir os elementos representacionais produzidos por estudantes do ensino superior público a respeito da qualidade de ensino. Para tanto, fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais. A qualidade de ensino apresenta-se como importante fator de planejamento para os sistemas educacionais, no mundo e no Brasil. No contexto brasileiro aponta-se a ausência de estudos que discutam como os alunos das universidades, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, representam a qualidade dos cursos frequentados. Participaram da pesquisa 307 sujeitos de uma universidade pública. Os resultados propõem uma visão da qualidade do ensino superior associada a um “sistema de elementos representacionais” vinculados a diferentes representações (do curso, do ensino e da universidade), organizada em torno das expectativas dos sujeitos em relação a uma formação profissional de qualidade. Cinco elementos representacionais foram identificados, e em sua interação apontam para um perfil de “ensino de qualidade” utilizado com critério para o grupo pesquisado.

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Biografia do Autor

Leandro Santos Ximenes, Universidade Salgado de Oliveira

Doutorando em Psicologia Social.

Pedro Humberto Faria Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto. Pesquisador Visitante no CIERS-Ed./FCC, Processo 21/11938-6. Doutorado em Psicologia Social (UNIVERSITÉ DE PROVENCE, FR.).

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

XIMENES, L. S.; CAMPOS, P. H. F. Qualidade de ensino: Representações em estudantes do Ensino Superior público no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023158, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18003. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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