Qualidade de ensino
Representações em estudantes do Ensino Superior público no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18003Palavras-chave:
Representações Sociais, Qualidade de Ensino, Universidade públicaResumo
Este estudo visa identificar e discutir os elementos representacionais produzidos por estudantes do ensino superior público a respeito da qualidade de ensino. Para tanto, fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais. A qualidade de ensino apresenta-se como importante fator de planejamento para os sistemas educacionais, no mundo e no Brasil. No contexto brasileiro aponta-se a ausência de estudos que discutam como os alunos das universidades, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, representam a qualidade dos cursos frequentados. Participaram da pesquisa 307 sujeitos de uma universidade pública. Os resultados propõem uma visão da qualidade do ensino superior associada a um “sistema de elementos representacionais” vinculados a diferentes representações (do curso, do ensino e da universidade), organizada em torno das expectativas dos sujeitos em relação a uma formação profissional de qualidade. Cinco elementos representacionais foram identificados, e em sua interação apontam para um perfil de “ensino de qualidade” utilizado com critério para o grupo pesquisado.
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