Processos de escritura e transitoriedade nas construções conceituais e simbólicas na produção de linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18477

Palavras-chave:

Escrita, Linguagem, Alfabetização

Resumo

A escrita é consequência de processos mentais complexos transitórios, situados socialmente. Sua análise é dependente de contextos culturalmente integrados, nos quais se considera, em primeira instância, o sujeito e seus modos particulares de elaboração de conceitos. Com o objetivo de demarcar a transitoriedade nas construções conceituais na alfabetização, o artigo adota uma metodologia de pesquisa teórico-prática e se apresenta a partir de duas seções. A primeira destaca a alfabetização como prática de linguagem, relacionando os aspectos sociais aos processos de representação mental. A segunda ilustra a variabilidade dos processos de alfabetização ao apresentar um percurso de produções elaboradas por uma criança. As considerações finais destacam que, a despeito das muitas formas em que a colonialidade e suas consequentes formas de generalização e controle da aprendizagem humana se fazem presentes na alfabetização, é possível a construção de modos contextualizados coerentes com o diálogo intercultural inerente à noção de alfabetização como processo.

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Biografia do Autor

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação – PROPED/UERJ. Doutora em Educação (PROPED/UERJ).

Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Doutora em Educação (PROPED/UERJ).

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

MACHADO, M. L. C. de A.; LOPES, P. da S. V. C. Processos de escritura e transitoriedade nas construções conceituais e simbólicas na produção de linguagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023078, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18477. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18477. Acesso em: 23 dez. 2024.

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