Implementação do Atendimento Educacional Especializado e a formação de gestores na capital amazonense

Autores

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Sônia Selene Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8202

Palavras-chave:

Educação Especial. Formação de Gestores. Política educacional.

Resumo

O estudo analisou as políticas de inclusão escolar em Manaus com ênfase na formação de gestores. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, de caráter documental, na qual foram analisados documentos publicados entre 2008 e 2014. Os dados apontaram que o número de salas de recursos multifuncionais ainda é insuficiente para atender a demanda de estudantes público-alvo da educação especial matriculados. Verificou-se que dos 487 gestores, 24% são do gênero masculino e 76% do gênero feminino. Destes, 93% são servidores estatutários, 1% temporário e não foi possível obter informações dos outros 6%. Quanto à formação dos gestores para atuação em sistemas de ensino mais inclusivos, verificou-se que há crescente demanda tendo em vista que parte destes não possuem formação inicial ou continuada na área da educação e educação especial. Espera-se que os resultados possibilitem a obtenção de um panorama sobre a implementação das políticas de inclusão e apontem possibilidades de intervenção na região Amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas - Políticas Públicas e Educação (GPPE) e  do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD).

Sônia Selene Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

VINENTE, S.; OLIVEIRA, S. S. B. de. Implementação do Atendimento Educacional Especializado e a formação de gestores na capital amazonense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 507–528, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8202. Acesso em: 15 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos