Um estudo de caso do planejamento estratégico do IFB
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.9657Palavras-chave:
Planejamento. Estratégia. Instituição. Educação. Brasil.Resumo
O artigo tem por objetivo identificar e caracterizar a etapa inicial de elaboração do planejamento estratégico do IFB, a partir da percepção da alta administração e equipe de planejamento. O estudo de caso adota uma abordagem qualitativa apoiada em técnicas de pesquisa bibliográfica, para construção de embasamento teórico, aliada à entrevista semiestruturada para posterior aplicação da análise de conteúdo. Como resultado, pode-se identificar que a instituição optou em realizar primeiramente a definição dos referencias estratégicos, a partir da construção da missão, visão e valores, e posteriormente, análise do diagnóstico organizacional, fundamentada na metodologia do Balanced Scorecard. Constatou-se que a ferramenta de planejamento estratégico e sua utilização são pontos que necessitam ser melhores compreendidos pelos gestores e equipe técnica de planejamento. As características predominantes do planejamento estratégico compõem-se de uma ferramenta programática de projeção de metas e ações de médio e longo prazo, de cumprimento legal, visto que integra e operacionaliza o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.
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