Gênero e sexualidade na formação docente: um mapeamento das pesquisas entre Norte e Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14092

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Formação docente.

Resumo

O presente artigo constrói um mapeamento com o objetivo de analisar as teses e dissertações em gênero, sexualidade e formação docente defendidas em programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para isso, foram mapeadas teses e dissertações no período de 2006 a 2018 por meio de um estudo do tipo estado da arte. Para este artigo, trouxemos os 22 trabalhos que envolvem formação de professoras/es e, considerando o objetivo deste estudo, organizamos a discussão em duas unidades de sentido: a primeira voltada para os trabalhos que fazem análise da concepção de professoras/es em formação inicial e a segunda os trabalhos voltados para o currículo desta formação. Nessa perspectiva, foram observadas algumas contribuições, limites e possibilidades dessa produção acadêmica.

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Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Associada I no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Linda Brasil de Azevedo Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Militante transfeminista e Presidenta da CasAmor.

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

CARDOSO, L. de R.; BERTOLDO, T. A. T.; SANTOS, L. B. de A. Gênero e sexualidade na formação docente: um mapeamento das pesquisas entre Norte e Nordeste. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1743–1764, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14092. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14092. Acesso em: 18 abr. 2024.

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