Avaliação do ensino: aprendizagem na percepção de discentes e docentes no curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Autores

  • Neudiane Moreira Felix Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Evaneide Dourado Martins

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9976

Palavras-chave:

Avaliação do ensino-aprendizagem. Docentes. Discentes.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Letras, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. O objetivo foi compreender a percepção de discentes e docentes sobre a avaliação do ensino-aprendizagem. No referencial teórico abordamos autores como: Antunes (2001), Carneiro (1998), Freire (1983, 1996), Hoffman (2011), dentre outros, que pesquisam sobre a avaliação e as suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Ressaltamos ainda a consulta realizada nos documentos institucionais do Curso de Letras para obtenção de informações a respeito do processo formativo dos que cursam tal graduação na UVA. A pesquisa foi de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso e os procedimentos metodológicos compreenderam nos relatos dos docentes e discentes do referido Curso, a partir do questionamento aberto: “O que você entende por avaliação?” Os resultados obtidos nos permitiram perceber uma vertente transformadora das práticas dos docentes e sua preocupação com a superação do binômio teoria-prática, através de atividades que envolvam os espaços sociais e pedagógicos de atuação do licenciado. Podemos perceber também que há uma necessidade muito intensa de se proceder a problematização dialogal das vivências e aprendizagens da sala de aula realizando-se rotineiramente múltiplas reflexões que possam revelar as crenças educativas que permeiam o imaginário e as relações existentes entre os protagonistas da práxis educacional: educadores e educandos, em face da avaliação. 

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Biografia do Autor

Neudiane Moreira Felix, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Especialista em Gestão e Docência da Educação Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2014). Possui graduação em Letras pela UVA (2009). Ministra disciplinas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA Sobral-CE desde 2010. Professora Pesquisadora II do Plano Nacional de Articulação e Formação de Professor da Educação Básica - PARFOR/UVA/CAPES através da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente atua na área de Educação a Distância do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

 

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

FELIX, N. M.; MARTINS, E. D. Avaliação do ensino: aprendizagem na percepção de discentes e docentes no curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 502–521, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9976. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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