Formação inicial de professores e grupo de estudos
Concepções de acadêmicos para uma educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17931Palavras-chave:
Formação de Professores, Grupo de estudos, Educação inclusiva, Licenciatura em PedagogiaResumo
O objetivo do trabalho é compreender as concepções dos acadêmicos de um curso de licenciatura em Pedagogia sobre educação inclusiva. A pesquisa colaborativa, com amparo na abordagem qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski e envolveu 24 participantes de um grupo de pesquisa e estudos em uma universidade pública. A produção dos dados apoiou-se na análise de relatórios, dinâmicas, anotações dos participantes, das pesquisadoras e de material produzido pelos participantes denominado quadros cognitivos. As análises evidenciaram as contribuições da experiência, no sentido de reconhecer a importância das temáticas, bem como aproximações de uma perspectiva crítica que aponta limites e possibilidades. Outro indicativo do estudo reside na necessidade de possibilitar, ainda na formação inicial dos professores, a construção de práticas educacionais e ferramentas culturais para inclusão de alunos com deficiências, considerando a concepção dos próprios acadêmicos e o fortalecimento de uma cultura colaborativa, inclusiva e humanizadora.
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