A formação docente na educação infantil

reflexões entre a formação inicial e continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20813

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação inicial, Formação continuada

Resumo

Neste texto, contempla-se a temática da formação docente na educação infantil, cujo objetivo é o de refletir sobre aspectos da formação inicial e continuada de professores na educação infantil.  Assim, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, tendo o aporte teórico dos autores Barbosa, Freire, Kishimoto, Imbernón, Morés, Nóvoa e Oliveira-Formosinho, dentre outros, que contemplam em suas pesquisas a formação docente inicial e continuada, as quais contêm reflexões e revelam os desafios contemporâneos da formação. Nesse viés, aborda-se a formação inicial e continuada com base em aspectos da legislação brasileira e em estudos que fortalecem a formação de professores, visando uma política pública em movimento, reforçando a ação, e a reflexão crítica sobre a docência na educação infantil e na articulação, na educação superior e na educação básica.

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Biografia do Autor

Andréia Morés, Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (RS) – Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado (PPGEdu UCS). Área de Humanidades.

Bruna Battistel Defaveri , Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (RS) – Brasil. Egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado.

Fabiane Ferretti Munhoz , Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (RS) – Brasil. Egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado.  

Marcela Fabricia Velho Pezzi , Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (RS) – Brasil. Egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado.  

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Publicado

22/12/2025

Como Citar

Morés, A., Defaveri , B. B., Munhoz , F. F., & Pezzi , M. F. V. (2025). A formação docente na educação infantil: reflexões entre a formação inicial e continuada. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025112. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20813

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