O modelo de reflexão - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (Educon) em Sergipe Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11788

Palavras-chave:

Formação docente, Reflexão – na – ação, Publicações.

Resumo

O trabalho apresentado analisa 12 (doze) artigos sobre a formação de professores publicados nos últimos três anos no Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade (EDUCON) que, apresentassem uma ligação direta ou indireta com o modelo de reflexão- na – ação de Donald Schön (2000). O objetivo foi identificar a utilização do termo profissional reflexivo, como está sendo discutido ou se é citado o modelo de reflexão-na-ação nos trabalhos publicados nos anais do referido evento. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo, e constatou-se que a maior parte dos trabalhos chegam a conclusão da necessidade de se rever a formação inicial docente, porém, esta formação inicial, precisa incorporar um modelo reflexivo. Grande parte das publicações aqui investigadas, abordam sobre a formação continuada, não trazendo reflexões suficiente sobre este processo de reflexão nos cursos de graduação.

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Biografia do Autor

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta nos Cursos de Graduação da Faculdade São Luís de França (FSLF). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da (UFS).

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professor Associado do Departamento de Educação Física da (UFS) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFS). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada do Departamento de Educação da (UFS) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

28/07/2020

Como Citar

VASCONCELOS, A. D.; SANTOS, L. A. M.; FERRETE, A. A. S. S. O modelo de reflexão - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (Educon) em Sergipe Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 573–585, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11788. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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