Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma educação infantil inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12196

Palavras-chave:

Educação infantil, Inclusão, Diferenças, Políticas sociais.

Resumo

Este artigo analisa a tríade – política educacional, formação docente e práticas pedagógicas – compreendendo-os como elementos balizados pelos contornos das políticas sociais e que se entrelaçam diretamente na construção de uma educação inclusiva. Considera, ainda, as implicações deste processo para os cotidianos educacionais, particularmente os da Educação Infantil, apontando para elementos a partir da discussão das diferenças humanas, contribuindo para uma leitura mais aprofundada e analítica da questão. Dentre os princípios que subsidiaram o percurso metodológico, consideramos inexorável discutir a relação cuidar-educar como fator para uma ação integrada das políticas sociais, sendo imprescindível pensar a inclusão como política de garantia do direito à educação para todos, portanto, como dever do Estado e dos respectivos sistemas de ensino.

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Biografia do Autor

Cleriston Izidro dos Anjos, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL), Maceió – AL

Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL), Maceió – AL – Brasil. Professor Adjunto Doutor no Setor de Estudos de Educação Infantil.

Shirley Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo – SP – Brasil. Professora Doutora no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. 

Cleber Nelson de Oliveira Silva, Instituição de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (IEISMESP)

Instituição de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (IEISMESP), São Paulo – SP – Brasil. Diretor. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

ANJOS, C. I. dos; SILVA, S.; SILVA, C. N. de O. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma educação infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 641–655, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12196. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12196. Acesso em: 24 nov. 2024.

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