Práticas curriculares coletivas de professores do 1º Ciclo da Educação Básica de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12714Palavras-chave:
Práticas curriculares, Práticas coletivas, Teoria do discurso.Resumo
O artigo inscreve-se no debate sobre a produção das práticas curriculares de professores nos cotidianos das escolas, especificamente de professores dos anos iniciais de escolarização, e tem como objetivo analisar quais e como são realizadas práticas articulatórias na produção de práticas curriculares coletivas de professores do 1º Ciclo da Educação Básica de Portugal. Para isso, mobiliza conceitos de currículo como construção social e histórica, reconhecendo os professores enquanto agentes educativos que o configuram e o praticam nos cotidianos escolares. Os dados foram recolhidos por entrevistas a professoras de escolas de uma cidade do norte de Portugal, bem como por pesquisa documental das políticas por elas sinalizadas, e analisados a partir do olhar da Teoria do Discurso. Essa análise permitiu identificar que as professoras conseguiram produzir, ao longo dos anos e a partir do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, práticas curriculares que forjaram aproximações a solidariedades profissionais.
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