Panorama da produção científica em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Pará, Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17972Palavras-chave:
Pesquisa em educação, Pós-Graduação em Educação, Metodologia de pesquisaResumo
No âmbito educacional, houve uma mudança no contexto da produção científica nos últimos anos, o que impulsiona a realização de pesquisas sobre as características e tendências, sobretudo, no âmbito das pós-graduações que desenvolvem inúmeras pesquisas como no estado do Pará, Região Norte. O objetivo foi analisar as produções científicas em Educação de 3 programas de pós-graduação stricto sensu em um viés de multidimensões entre 2005-2021. Optou-se pela abordagem mista e pesquisa documental. Como resultado, no âmbito das dimensões metodológicas houve uma tendência maior para a abordagem qualitativa e análise de conteúdo, com forte influência da pesquisa documental. Na dimensão sobre os locais de pesquisa, foram as escolas ou unidades escolares, seguido de cursos, em maior frequência na capital do estado - Belém e municípios vizinhos. No geral, as pesquisas apresentaram uma evolução significativa em comparação ao início de implantação dos programas, embora ainda se identifique lacunas e desafios a serem superados.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TwVDtwynCDrc5VHvGG9hzDw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2022.
ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, p. 43-57, 2006. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6112. Acesso em: 20 set. 2022.
ANDRÉ, M. E. D. A.; GATTI, B. A. Métodos Qualitativos de Pesquisa em Educação no Brasil: origens e evolução. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO- ALEMÃO DE PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS, 2008, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2008.
DAMASCENO, A., PANTOJA, S., DOURADO, V. Educação na Amazônia: um balanço das iniciativas de produção historiográfica. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, e17, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16722/12662. Acesso em: 12 mar. 2023.
FERREIRA, Á. R. S. The importance of descriptive analysis. Statistician. Rev. Col. Bras. Cir, v. 47, e20202682, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/4ByGcvJcyRyBVHKtGPd7gxS/?lang=en. Acesso em: 12 set. 2022.
GUERRIERO, I. C. Z. Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, e21203, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21203. Acesso em: 15 fev. 2023.
LEANDRO, M. L.C. R. A pesquisa em educação: considerações fundamentais para o pesquisador. Transições, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 39-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/139. Acesso em: 20 set. 2022.
LIMA, G. S. N.; COLARES, M. L. I. S. A pesquisa em Educação na Amazônia: desdobramentos da pós-graduação. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4398. Acesso em: 30 Mar. 2023.
LIMA JÚNIOR, E. B. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 30 mar. 2023.
MASSA, N. P.; OLIVEIRA, G. S.; BORGES, J. R. A. Análise de conteúdo: possibilidades de pesquisa e tratamento informático. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 48, p. 45-64, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2561. Acesso em: 20 set. 2022.
MORENO, L. Z.; MORCILLO, A. M. O teste do qui-quadrado como medida de associação entre varáveis qualitativas. Campinas, SP, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338294452_Teste_do_Qui-Quadrado. Acesso em: 30 mar. 2023.
SILVA, L. S.; OLIVEIRA, G. S.; SALGE, E. H. C. N. Entrevista na pesquisa em educação de abordagem qualitativa: algumas considerações teóricas e práticas. Revista PRISMA, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 110-122, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/46. Acesso em: 30 mar. 2023.
SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. A efetivação do direito à educação pública na Amazônia: dilemas diante de suas singularidades. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 15, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2835. Acesso em: 30 mar. 2023.
SOUZA, L. K. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 2, n. 7, p. 51-67, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005. Acesso em: 02 maio 2023.
TAHERDOOST, H. What are Different Research Approaches? Comprehensive Review of Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Research, Their Applications, Types, and Limitations. Journal of Management Science & Engineering Research, v. 5, n. 01, 2022. Disponível em: https://journals.bilpubgroup.com/index.php/jmser/article/view/4538. Acesso em: 10 fev. 2022.
TAŞÇIOĞLU, R. et al. Methodological Trends of 500 Most Cited Educational Research Articles in the Last Decade. Journal of Mixed Methods Studies, n. 5, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.jomesonline.com/index.php/jomes/article/view/18. Acesso em: 30 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gracilene Ferreira Pantoja, João Batista Santiago Ramos, Yvens Ely Martins Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.