A organização do currículo integrado na prática pedagógica dos professores do 1º ciclo de formação

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2700

Palavras-chave:

Organização curricular, Integração curricular,

Resumo

O objeto deste estudo é a organização curricular presente na prática pedagógica dos professores do 1º. ciclo de Formação. A pesquisa tem como objetivo a compreensão do processo de organização curricular na prática pedagógica desses professores. Tem como suporte metodológico a pesquisa qualitativo-interpretativa que utiliza como instrumento de coleta de dados a observação, o registro de comentário dialogado, a entrevista e a análise documental. A orientação da construção do objeto de estudo se deu a partir das questões: Quais concepções e práticas de organização curricular orientam a ação docente no 1º. ciclo de formação? Que modalidade de organização curricular é assumida pela escola na prática curricular dos professores do 1º. ciclo de formação? Esses questionamentos ajudaram a compreensão desta organização curricular nos espaços constituídos pelos momentos de planejamento e pela ação docente em sala de aula. A investigação tem seus suportes teóricos, especialmente, nos seguintes autores: Beane (1997), Freire (1987), Lopes (1999), Macedo e Lopes (2002), Sacristán e Gómez (1998), Sacristán (2000) e outros. Os dados coletados e analisados dão a conhecer um enfoque, na escola, de uma concepção de organização curricular que flexibiliza com tendências ora mais intensas ao currículo disciplinar e ora mais intensas ao currículo integrado. As formas de organização curricular coexistem na prática dos professores, sendo predominante a disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/05/2010

Como Citar

RODRIGUES, M. da C. C. A organização do currículo integrado na prática pedagógica dos professores do 1º ciclo de formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 162–172, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2700. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2700. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos