O curso de pedagogia nas universidades federais do Estado de Minas Gerais: reflexões acerca do espaço da educação infantil nos currículos de formação inicial

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Giovana Gomes de Andrade Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8233

Palavras-chave:

Educação infantil. Organização curricular. Curso de pedagogia.

Resumo

Este artigo propõe analisar o espaço curricular conferido à educação infantil nos cursos de formação inicial das universidades federais do Estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de cunho documental por meio da análise dos currículos dos cursos. A reflexão está pautada nos aportes teóricos da Sociologia da Infância que traz contribuições para a proposição de uma pedagogia que considere as especificidades da criança. A análise dos dados encontrados nos aponta que há uma diversidade de composições acerca das disciplinas voltadas às questões da educação infantil. Essa diversidade se caracteriza pela variação na carga horária, nas nomenclaturas e na quantidade de disciplinas que são ofertadas. Isso não contribui para a constituição de um corpus teórico específico voltado para o campo da educação infantil e a formação de professores para essa faixa etária no Brasil. Nesse sentido, encontramos ainda lacunas no que se refere à organização das universidades quanto à área da educação infantil a ser contemplada na formação inicial em pedagogia e que reclama por políticas governamentais que possam contribuir para a constituição de um campo de formação específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

É professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento no Instituto da Criança (Universidade do Minho/Portugal) e estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Riberão Preto.

Giovana Gomes de Andrade, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, participa do Grupo de Pesquisa denominado “Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento”. Pesquisa as temáticas de formação de professores e educação infantil.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

OLIVEIRA, F. de; DE ANDRADE, G. G. O curso de pedagogia nas universidades federais do Estado de Minas Gerais: reflexões acerca do espaço da educação infantil nos currículos de formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 258–277, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8233. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8233. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.