A inclusão escolar no contexto do ensino médio: análise das produções em periódico científico

Autores

  • Natália Costa de Felicio Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8516

Palavras-chave:

Educação especial. Ensino médio. Inclusão escolar. Alunos público-alvo da educação especial.

Resumo

Considerando a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Médio, o presente estudo caracterizou-se como pesquisa de revisão sistemática, o qual analisou os trabalhos publicados na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, entre os anos de 2006 a 2015. Os descritores utilizados para a busca foram: Ensino Médio, Educação Especial, Inclusão Escolar, Pessoa com deficiência. Os resultados mostraram que dos 400 trabalhos publicados em todas as edições pesquisadas, apenas dois contemplaram o tema em questão: um deles tratou sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down no Ensino Fundamental e Médio; e o outro discutiu sobre o ensino de física para alunos surdos. Portanto, é importante que as produções científicas voltem sua atenção para a modalidade do Ensino Médio, afinal, os alunos público-alvo da Educação Especial estão conseguindo adentrar e ter acesso às classes regulares; é preciso analisar como está ocorrendo tal processo e como o ensino tem sido organizado para contemplar tais alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. INEP. Censo escolar da educação básica 2013: resumo técnico. Brasília, 2014a.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014b.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n.2/2012, de 30 de janeiro de 2012. Institui diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 2012.

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto n° 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2009.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Brasília: Centro Gráfico, 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

COZENDEY, S. G.; COSTA, M. P. R.; PESSANHA, M. C. R. Ensino de Física e Educação Inclusiva: o Ensino da primeira Lei de Newton. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 2, 2013.

DUARTE, M.; MANZOLI, L. P. A inclusão do aluno com síndrome de Down: um estudo sobre a situação escolar no ensino fundamental e médio da cidade de Araraquara – SP. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 4, n. 3, 2009.

KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica/ Organizadores, Sílvia H. Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Porto Alegre: Penso, 2014.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez., 2006.

Downloads

Publicado

05/07/2017

Como Citar

DE FELICIO, N. C.; CAMPOS, J. A. de P. P. A inclusão escolar no contexto do ensino médio: análise das produções em periódico científico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1710–1720, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8516. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8516. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.