As novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da educação básica: entre recorrências e novas inquietações

Autores

  • Mirtes Gonçalves Honório Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Leal Lopes
  • Francisca Lourdes Santos Leal
  • Teresa Christina Torres Honório
  • Vilmar Aires dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8532

Palavras-chave:

Política de formação de professores. Formação inicial. Formação continuada.

Resumo

O presente artigo resulta do esforço coletivo, a partir da produção de conhecimento, construído no Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas – NEFORPE, da Universidade Federal do Piauí,  no sentido de compreender, analisar e refletir acerca do que preconizam as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais do magistério da educação básica e sobre os possíveis impactos decorrentes dessas diretrizes na institucionalização e nas práticas curriculares dos cursos de formação de professores, na direção de uma nova concepção de formação docente.

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Biografia do Autor

Mirtes Gonçalves Honório, Universidade Federal do Piauí

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino- Área: Educação

Referências

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

HONÓRIO, M. G.; LOPES, M. do S. L.; LEAL, F. L. S.; HONÓRIO, T. C. T.; SANTOS, V. A. dos. As novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da educação básica: entre recorrências e novas inquietações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1736–1755, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8532. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8532. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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