Relação de gênero na educação infantil: apontamentos da literatura científica

Autores

  • Alessandra Cristina Bolfe Giachini Professora de Ensino Infantil da rede municipal de Araraquara-Araraquara-SP
  • Andreza Marques de Castro Leão Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.9038

Palavras-chave:

Relações de gênero. Educação Infantil. Professor.

Resumo

O intento deste trabalho é investigar na literatura científica como as crianças aprendem sobre as relações de gênero no cotidiano institucional da educação infantil, visto que embora tenham pouca idade elas aprendem a diferenciar os atributos ditos como masculinos e femininos, e também assimilam o uso das cores, dos brinquedos diferenciados para cada sexo e os papéis atribuídos a mulheres e a homens. Essa diferenciação se enraíza de tal forma que será a base das futuras desigualdades refletidas na vida adulta. Dessa forma, as crianças vão construindo suas identidades e introjetando padrões com posturas discriminatórias que dificilmente serão modificadas. Neste cenário repousa a importância de que tanto os educadores, quanto as crianças tenham no processo educativo a oportunidade de ressignificar as relações de gênero que lhes foram atribuídos, porquanto ser homem, ser mulher ou, simplesmente, ser diferente é ser capaz de apresentar características pessoais que faz cada pessoa única e distinta.

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Biografia do Autor

Andreza Marques de Castro Leão, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Departamento de Psicologia da Educação

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Publicado

02/11/2016

Como Citar

GIACHINI, A. C. B.; LEÃO, A. M. de C. Relação de gênero na educação infantil: apontamentos da literatura científica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1409–1422, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.9038. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9038. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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