The construction process of knowledge and the challenges of teaching-learning

Authors

  • Evaneide Dourado Martins Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA) https://orcid.org/0000-0002-3075-9275
  • Anaisa Alves Moura Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA)
  • Anacléa de Araújo Bernardo Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731

Keywords:

Construction, Knowledge, Learning, Student, Teacher.

Abstract

This article aims to show that education has an important role in the construction of the knowledge of the individual and what children can learn through the affectivity, intellect and environment in which they live, because those elements are complements in the learning process. In the past education, student was not prepared to be a reflexive and critical man, but only an obedient being receiving information of contents from teachers, the holders of knowledge. Currently, this scenario has changed, we have active, critical, interactive and thinking students, but with the advent of technology, students are more communicative, so teachers need to be connected and apply the students' reality in the classroom, to teaching. The school needs to be a place of pleasure in which students should be seen by teacher as individuals who are able to always learn and maintain the quality of behavior between the "facilitator" teacher and the learners.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Evaneide Dourado Martins, Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA)

Especialista em Gestão, Coordena­ção, Planejamento e Avaliação Escolar, (2015) e especialista em Educa­ção a Distância (2012). Professora dos cursos na Modalidade a Dis­tância pelo Centro Universitário INTA. Atualmente é Autora roteirista multimídia de material didático da Pró-Diretoria Pedagógica de Novas Tecnologias em Educação e Educação a Distância do Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA. 

Anaisa Alves Moura, Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA)

Mestre em Ciências da Educação - ULHT – Lisboa/Portugal (2016). Atualmente integra um Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas (GEPAS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú. É vinculada a CAPES pelo Programa PARFOR desde 2012 como professora pesquisadora e atua na Educação a Distância - Faculdades INTAEAD desde 2012. Sobral – CE.

Anacléa de Araújo Bernardo, Centro Universitário – Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA)

Graduada em Construção Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Desenvolveu atividades como Coordenadora de Obra e Urbanismo desempenhando o projeto Minha Casa Minha Vida e Selo Verde através da Prefeitura Municipal de Croatá/CE. Atualmente acadêmica no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA. Sobral – CE

References

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRAZ, David Costa. A Educação Actual. Disponível em: http://www.ipv.pt/forumedia/4/20.htm. Acesso em: 10 out. 2017.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2ª Edição Revista e Ampliada. Porto Alegre: Penso, 2012.

CARDOSO, T. F. L. A aulas régias no Brasil. In: STEFHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI – XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 p. 179-191.

DUTRA, T. M. C. O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Porto Alegre, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, P. Educação de adultos: algumas reflexões. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta, v. 6, 1995.

FREIRE, P. Educação e conscientização. Obra de Paulo Freire.érie Livros, 1967.

GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.

GONÇALVES, R. Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças. Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm. Acesso em: 11 out. 2017.

HANSEN, J. A. Ratio Studioorum e política católica ibérica no século XVII. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (Orgs.). Brasil 50 anos: Tópicas em História da Educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2000. p. 31-41.

HUSSERL, E. Investigações lógicas: sexta investigação: elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.

LOPES, J. Jean Piaget. Nova Escola. a. XI, n. 95, ago. 1996.

MACCARIELLO, M. do C. A Construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola, v. 3, p. 31-68, 2003.

NITZKE, J. A.; Campos, M. B.; LIMA, M. F. P. Teoria de Piaget. PIAGET. 1997a

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.

PIAGET, J. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PIAGET, J. Introduction à l'épistémologie génétique. T. I: La pensée mathématique. 1952.

PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: DIFEL, 1982.

ROGERS, C. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

SANTOS, G. S.; SERRANO, O. O papel da escola na formação do cidadão. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-escola-na-formacao-cidadao.htm. Acesso em: 17 out. 2017.

SCHEIN, Z. P.; COELHO, S. M. O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. In: Cad. Bras. Ens. Fís., v. 23, n. 1: p. 68-92, abr. 2006.

TAFNER, M.; MSC, A. A construção do conhecimento segundo Piaget. v. 23, 2009. Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm. Acesso em: 08 nov. 2017.

WADSWORTH, B. Inteligência e afetividade da criança. 4 ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli, 1996.

WAZLAWICK, R. S. Um modelo operatório para construção de conhecimento. Florianópolis, PPGEP/UFSC (Tese de Doutoramento), 1993.

WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção: o papel do ensino e da pesquisa. 2008. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/sobre-o-processo-de-construcao-do-conhecimento-o-papel-do-ensino-e-da-pesquisa/6571. Acesso em: 09 out. 2010.

WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção: o papel do ensino e da pesquisa. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.51, p. 173-196, abr./jun. 2006.

ZÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Ano 2, nº 2. Dez., 2002.

Published

07/01/2018

How to Cite

MARTINS, E. D.; MOURA, A. A.; BERNARDO, A. de A. The construction process of knowledge and the challenges of teaching-learning. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 410–423, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10731. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.