Formação em educação especial no brasil: retrospectivae perspectiva contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i14.9341Palabras clave:
Pedagogia, Formação de professores, Educação especial, Inclusão escolar, Modelos de formação,Resumen
Este trabalho discute a política de formação de professores por meio de uma retrospectiva histórica sobre a formação de professores em educação especial no Brasil, apontando as reformulações e tendências formativas ao longo dos anos e as múltiplas influências exercidas por diferentes momentos históricos vividos pelo Curso de Pedagogia, responsável em formar professores para o ciclo 1 do Ensino Fundamental e os especialistas gestores, coordenadores, supervisores e professores de educação especial. Aborda o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia para a educação especial, descrevendo de forma mais particular o Curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Da mesma forma, apresenta as tendências de formação nessa área específica, pontuando algumas diferenças nos diferentes estados brasileiros, debatendo a ausência de uma política de formação em educação especial e os diferentes modelos que se instalam no país. sem uma unificação na proposta de formação.PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Formação de professores. Educação especial. Inclusão escolar. Modelos de formação.FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: RETROSPECTIVAEPERSPECTIVA CONTEMPORÂNEAAima Augusta Sampaio de OLIVEIRA Miguel Cláudio Moriel CHACON2RESUMO: Este trabalho discute a política de formação de professores por meio de uma retrospectiva histórica sobre a formação de professores em educação especial no Brasil, apontando as reformulações e tendências formativas ao longo dos anos e as múltiplas influências exercidas por diferentes momentos históricos vividos pelo Curso de Pedagogia, responsável em formar professores para o ciclo 1 do Ensino Fundamental e os especialistas gestores, coordenadores, supervisores e professores de educação especial. Aborda o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia para a educação especial, descrevendo de forma mais particular o Curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Da mesma forma, apresenta as tendências de formação nessa área específica, pontuando algumas diferenças nos diferentes estados brasileiros, debatendo a ausência de uma política de formação em educação especial e os diferentes modelos que se instalam no país. sem uma unificação na proposta de formação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.