Trabalho e educação no contexto do ensino superior e a formação do assistente social
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11694Palavras-chave:
Educação, Ensino superior, Trabalho, Assistência social.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da importância da educação na análise do sentido do trabalho desenvolvido pelo profissional em Serviço Social quando atua na Política de Assistência Social na contemporaneidade. Assim, a pesquisa objetiva analisar a expansão do Ensino Superior, o caso do curso de Serviço Social, diante das transformações ocorridas na Política de Assistência Social e implicações no trabalho, que deixa de ser uso para alcançar cada vez mais a troca no mercado. Nessa perspectiva, é necessário compreender o processo de produção e reprodução do trabalho na expansão do capital e como os profissionais se percebem na própria dinâmica de desenvolvimento da práxis.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho?:ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS), Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social, Rio de Janeiro, 1996
BANCO MUNDIAL. Relatório Anual de 2017 do Banco Mundial, Washington, DC: Banco Mundial. doi: 10.1596/978-1-4648-1126-5. Licença: Creative Commons Attribution — Non Commercial — No Derivatives 3.0 IGO (CC BY-NC-ND 3.0 IGO). 2017.
BRASIL. Decreto lei nº 593, de 27 de maio de 1969, Autoriza o Poder Executivo a instituir uma fundação destinada a prestar assistência à maternidade, à infância e a adolescência.
BRASIL. Lei nº 8.742. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Brasília, DF: 7 de dezembro de 1993.
BRASIL. Lei complementar nº 113 de 19 de Setembro de 2001. Autoriza o Poder Executivo a criar a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.
BRASIL. Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011. Lei do Sistema Único de Assistência Social.
BRASIL. Conselho Federal de Serviço Social. Lei nº 8.662/93 de Regulamentação da Profissão. Código de Ética do/a assistente social. – 10ºed. rev. e atual. – Brasília, 2012.
CONCEIÇAO, Alexandrina Luz. A geografia do Espaço da miséria. Revista eletrônica Scientia Plena. vol.1 nº6, 2005.
GUERRA, Yolanda. Serviço Social brasileiro nos anos 2000: cenários, pelejas e desafios. In: Transformações societárias e Serviço Social: repercussões na cultura profissional. Organizadoras Ana Elizabete Mota e Angela Amaral. - Recife: Editora UFPE, 2014.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de Capital Fetiche. Capital Financeiro, trabalho e questão social. 8ª ED. – São Paulo: Cortez, 2014 a.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 25ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2014b.
MÉSZÁROS, Istvan. A montanha que devemos conquistar [recurso eletrônico]. 1ºed. – São Paulo: Boitempo,2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; et al. Social: teoria, método e criatividade. 21ed – Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
MOTA, Ana Elizabete (org.). Desenvolvimento e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade – São Paulo: Cortez, 2012.
NETTO, José Paulo. Introdução aos estudos de método de Marx. 1ed. – São Paulo: Expressão popular, 2011a
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 8ed. – São Paulo: Cortez, 2011b
SANTO, Maria Escolástica; JIMENEZ, Suzana; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. A produção e a gestão da pobreza: das relações entre capital, Estado e educação. As Políticas educacionais no contexto dos limites absolutos do Estado e do capital em crise. Orgs. NOMERIANO, Aline Soares et al. Maceió: coletivo Veredas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.